Professor da Unioeste ganha prêmio Economista Paranaense

O professor Jandir Ferrera de Lima, docente do Colegiado de Ciências Econômicas e dos Programas de Pós-Graduação em Economia, Desenvolvimento Regional e Agronegócio e Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Toledo, foi o ganhador da 7º Edição do Prêmio Economista Paranaense do Ano, na categoria economista acadêmico do ano.

O 7º Prêmio Economista Paranaense do Ano, que foi instituído pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (Corencon-PR) para valorizar o trabalho realizado por muitos economistas do Estado, como também por muitos jornalistas econômicos, de fundamental importância para o desenvolvimento do Paraná. Este programa possui três categorias: I) Economista Acadêmico do Ano; II) Jornalista Econômico; e III) Economista Paranaense do Ano.

A categoria “Economista Acadêmico do Ano” é destinada a premiar economistas que se destacaram na atividade acadêmica em benefício da produção científica do Estado do Paraná no cenário regional e nacional. A categoria “Jornalista Econômico” é destinada a premiar jornalistas que se destacaram na atividade profissional ou em trabalhos em benefício do Estado do Paraná, da coletividade e/ou da classe dos economistas. A categoria “Economista Paranaense do Ano” é destinada a premiar economistas que se destacaram na atividade profissional ou em trabalhos em benefício do Estado do Paraná, da coletividade e/ou da classe dos economistas, os laureados em primeiro lugar deste Prêmio, dentre cada categoria, receberão um troféu de homenagem.

A solenidade de entrega do Prêmio a se realizará no encerramento do 21º Congresso Brasileiro de Economia - CBE 2015 no dia 11 de setembro de 2015, às 20 horas, no Pequeno Auditório, do Teatro Positivo, localizada na Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 - Campo Comprido, Curitiba – PR. No mesmo evento, o professor Jandir Ferrera de Lima participará de debate sobre desigualdades regionais. Além dessa premiação, o Colegiado de Ciências Econômicas da Unioeste de Toledo teve duas acadêmicas premiadas no Premio Paraná de Economia 2015, categoria Economia Paranaense.

O professor Jandir Ferrera de Lima ingressou na Unioeste em 1997. Ele possui bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade de Cruz Alta (UNCRUZ), mestrado em Economia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutorado (Ph.D.) pela Universidade de Quebec (Canadá). Já publicou textos e livros no Brasil e no exterior. Já ganhou prêmios no Brasil e no exterior e também foi pesquisador e professor visitante no Canadá, Venezuela e Romênia.