Unioeste entre as 30 melhores universidades do País, avalia Inep

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), está entre as melhores instituições do Brasil, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC).

No Paraná, a Unioeste é a terceira colocada no ranking de sete universidades, sendo elas: Universidade Estadual de Londrina (UEL), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Ao todo, 2020 instituições foram avaliadas e receberam as notas com pontuação de 1 a 5. O ensino superior, é avaliado pelo Índice Geral de Cursos (IGC), pelo conceito do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), e pelo Conceito Preliminar de Curso (CPC). A Unioeste, em terceira colocação no Estado, recebeu o IGC de 3,58 (conceito 4), atrás somente da UEL, com IGC de 3,64 (conceito 4) e da UTFPR, com 3,60 (conceito 4).

Para a pró-reitora de graduação da Unioeste, professora Liliam Faria Porto Borges, este dado referente a classificação da Universidade é absolutamente exitoso. “A Unioeste mostrou uma ampliação em qualidade na graduação, se fortalecendo e comprovando a seriedade no acompanhamento dos alunos”, enfatiza a pró-reitora acrescentando ainda que a Universidade segue se desenvolvendo, resultando na boa colocação dos egressos. “O diploma da Unioeste é muito reconhecido e acolhido no mercado de trabalho e a Instituição tem cada vez mais reconhecimento em nível nacional”, destaca.

No ranking nacional, a Unioeste passou da 84ª para a 27ª colocação, o que representa 57 posições acima no ranking nos últimos quatro anos. A pró-reitora Liliam diz que a Universidade segue crescendo em qualidade e tem dado grandes saltos. “Esse número da avaliação do Inep mostra que estamos andando rápido na ampliação e qualidade da oferta de cursos de graduação”, finaliza.

Confira as classificações das sete universidades do Paraná que estão entre as 50 melhores do País:

UEL com IGC de 3,64 (conceito 4)

UTFPR com 3,60 (conceito 4)

Unioeste com 3,58 (conceito 4)

UFPR com 3,57 (conceito 4)

Unicentro com 3,51 (conceito 4)

UEM com 3,47 (conceito 4)

UEPG com 3,34 (conceito 4)

Avaliação

Na Unioeste, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), avaliou nove cursos de graduação. Os cursos de Fisioterapia, Farmácia, Medicina e Serviço Social conquistaram a nota 5, nota máxima da avaliação. Com o conceito 4 ficaram os cursos de Agronomia, Educação Física, Enfermagem e Odontologia. Já o curso de Zootecnia ficou com a nota 3.

O Enade é o principal indicador do índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) e ele é divulgado anualmente após a realização de provas com estudantes, que podem ser do primeiro ano da graduação ou do último ano, que já estão saindo da Universidade. O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é calculado no ano seguinte da realização do Enade e avalia, além do desempenho dos estudantes, formação do corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos.