Unioeste coordena participação de Universidades na Femai

O coordenador Geral do Núcleo de Inovações Tecnológicas (NIT) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), professor e doutor Camilo Freddy Mendoza Morejon, é o responsável pela coordenação da inserção de universidades da região Oeste do Paraná na Feira de Máquinas, Automação e Indústria (Femai) 2015. O evento acontecerá no Centro de Eventos Ismael Sperafico da cidade de Toledo-PR, nos dias 23, 24 e 25 de setembro de 2015.

A FEIRA

“Inovar conceitos e expandir negócios” este é o tema da Femai 2015, disse Gilberto Menoncin Diretor de Feiras da Associação Comercial e Industrial do Município de Toledo. Segundo ele   é com este propósito que a mesma será realizada, oferecendo a seus expositores e visitantes: Inovação, Tecnologia, Conhecimento e Negócio Sinônimo de sucesso.

O evento reúne empresas do setor de máquinas, automação e indústria numa oportunidade ímpar no mercado, sendo uma das únicas feiras do setor que acontece na região Oeste do Paraná. “A Femai é o momento em que as indústrias apresentam o que tem de melhor, divulgando suas marcas, produtos, novidades e as tecnologias disponíveis no mercado. Impulsionando a geração de bons negócios e ideias inovadoras”, salientou Menoncin.

Segundo o professor doutor Camilo Mendoza, Inovação é o processo de fazer com que o resultado novo da atividade intelectual, proveniente de qualquer área e nível de conhecimento, ganhe o mercado. “A inovação requer de atividade intelectual com resultado que possua novidade e este resultado tem que ser incorporado no mercado em benefício da sociedade. A inovação não é restrita, ela abrange todas as áreas e níveis de conhecimento. A inovação é uma ferramenta para a transformação do conhecimento em riqueza, para a transformação de problemas em oportunidades e, de modo geral, para o desenvolvimento territorial”, disse na sua exposição na última reunião preparatória da Femai.

“Os elementos necessários para a concretização da inovação são: a existência de problemas que demandem soluções, a disponibilidade de capital intelectual, a existência de ativos tecnológicos, a existência de ambientes propícios para a inovação (acadêmico e empresarial), empreendedores, estrutura de suporte, fomento, recursos financeiros e marcos regulatórios para dar amparo legal às atividades inovativas. Nesse contexto, nos últimos anos, é grande o interesse para criar ambientes de inovação para congregar a todos os atores em torno de um único foco: consolidar a cultura da inovação para o desenvolvimento territorial do Oeste paranaense”, complementou Morejon.

Neste ano a Femai acolherá a Inovatec, Regional Toledo, Feira de Negócios em Inovação e Tecnologia entre empresas, centros de pesquisas e Universidades. Segundo o professor doutor João Carlos Gomes, Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a Inovatec é uma iniciativa do Paraná que visa a consolidação da Cultura da Inovação como estratégia de desenvolvimento científico e tecnológico do Estado, por meio de uma efetiva interação entre universidades e indústria. “Nesse modelo de eventos as universidades e centros de pesquisa devem apresentar seu potencial de pesquisa e inovação bem como a prospecção, junto ao setor industrial/comercial, as oportunidades de parcerias universidade-empresa para o desenvolvimento de soluções tecnológicas e atendimento de demandas do setor produtivo e do mercado”, explicou.

A coordenadora de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professora doutora Sueli Edi Rufini, disse que “a inserção da Inovatec 2015 na Femai deve representar a semente para a consolidação efetiva do relacionamento universidade-empresa e o município de Toledo, com sua Associação Comercial, seus empresários e suas universidades é um bom exemplo para os demais municípios paranaenses. Precisamos incentivar os ambientes propícios para interação universidade-empresa visando a transformação do conhecimento em riqueza por meio da apresentação de ofertas e a identificação de demandas tecnológicas para os setores produtivos da região Oeste do Paraná”, disse.

Finalizando Camilo recomendou para que os acadêmicos, professores e pesquisadores das universidades da região Oeste do Paraná prestigiem esse evento. Para essa finalidade será necessário realizar o credenciamento/inscrição antecipara no site da Femai.

Site do Evento: http://www.femai.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/events/171295606535744/