Engenharia Civil da Unioeste comemora 20 anos

Na próxima quarta-feira (09) o curso de Engenharia Civil do Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná estará realizando uma série de atividades para celebrar os 20 anos de implantação da graduação.

O curso de Engenharia Civil do Campus de Cascavel iniciou suas atividades em 1995 e foi reconhecido em 1999, quando formou sua primeira turma. Portanto, em 2015, completa 20 anos de implantação, com uma história de muito sucesso, segundo os docentes. Desde seu início, o processo de discussão e proposta da primeira grade curricular teve intensa participação da comunidade ligada à Construção Civil do Oeste do Paraná, por meio de uma comissão de engenheiros e profissionais ligados à AEAC (Associação de Engenheiros e Arquitetos de Cascavel, Sinduscon-Oeste-PR) Sindicato da Indústria da Construção Civil do Oeste do Paraná e Fundatec (Fundação Paranaense para o Desenvolvimento Tecnológico da Indústria da Construção Civil).

De acordo com o coordenador do curso, professor Ricardo Rocha de Oliveira, ao atingir 20 anos, há vários pontos a destacar de uma trajetória de consolidação do curso: ingresso de um grupo de docentes qualificados e atuantes, não só no ensino da graduação, mas também na elaboração e participação de projetos de pesquisa e extensão; montagem de laboratórios para apoio às atividades do curso, atualmente não só apoiando internamente as atividades acadêmicas, mas também prestando serviços à comunidade externa; organização e participação de eventos locais, regionais e nacionais; excelentes desempenhos dos acadêmicos e egressos em avaliações do curso e em concursos públicos na área de atuação dos engenheiros civis.

Ricardo salienta ainda que nos últimos anos essa história apresenta outros marcos importantes: o vestibular para ingresso na Engenharia Civil que sempre manteve uma bom nível de procura de candidatos, tem se tornado mais concorrido ainda, com grande destaque entre os cursos da Unioeste, demonstrando o interesse local e regional pela formação na universidade; vários alunos e recém egressos tem se destacando em concursos públicos regionais e nacionais; quase todos formados no curso tem conseguido ingressar no mercado de trabalho rapidamente e com boas perspectivas de desenvolvimento de carreira nas áreas de atuação da engenharia civil. “Nesse cenário, as atividades do evento comemorativo de 20 Anos do curso de Engenharia Civil apresentam o atual estágio de maturidade e vários resultados dos anos de história do curso”, frisou.

Evento

No evento ocorrerão importantes atividades para marcar e comemorar a passagem dos 20 anos de criação da Engenharia Civil da Unioeste curso. No período da manhã, ocorrerão atividades internas, com a participação de docentes e discentes, momento em que cada ano do curso irá apresentar um projeto específico:

Exposição 1º Ano: Obras de Cascavel 1995-2015-2035  (20 anos antes, 20 anos depois);

Exposição 2º Ano: Engenharia Civil, Cascavel, Grandes Obras e Meio Ambiente: Uma convivência possível;

Exposição 3º Ano: Proposta de Intervenção Urbana em Cascavel: Monumento no Local de Encontro das Três Bacias Hidrográficas;

Atividade do 4º Ano: Realização do 1º Concurso de Pontes de Espaguete da Unioeste;

Atividade do 5º Ano: Seminário do Estágio Supervisionado.

No período da tarde serão realizadas atividades com o público externo:

- Cerimonial de Abertura com lançamento de Livro de Resumos de TCC do Curso e apresentação do novo Vídeo de Divulgação do Curso;

- Realização de mesa de debates, com a apresentação de alunos sobre vivência dos vinte alunos do curso que realizaram Mobilidade Acadêmica Internacional (Engenharia Civil da Unioeste pelo Mundo);

- Realização de Palestra Magna, proferida pelo Engenheiro Civil Ronald Peixoto Drabik: Do projeto do curso ao dia-a-dia com os egressos: 20 anos de convivência com o curso de Engenharia Civil da Unioeste.

Mais informações no Colegiado do Curso de Engenharia Civil Sala 59 - Prédio Centro de Ciências fone: (45) 3220-3153 - secretária: Mariana ou e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo facebook