Projeto PDA realiza curso de hemodinâmica no Huop

O Projeto de Desenvolvimento dos Agentes Universitários (PDA) “Cuidados de enfermagem a pacientes submetidos a exames de angiografia” do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop), realizou durante dois dias (29 e 30) um treinamento com material específico de hemodinâmica voltado para os plantonistas a distância do hospital.

O treinamento foi dividido em duas turmas e reuniu 25 pessoas, do Centro Cirúrgico (CC), Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Pronto Socorro (PS). Segundo a coordenadora do projeto, Lourdes Pereira Duarte Pagno, o objetivo principal é que estes profissionais tenham noção de como dar assistência aos profissionais de outras alas, além dos pacientes e familiares.

Também, ela afirmou que o projeto nasceu em dezembro do último ano, em virtude da necessidade de aprender a utilização dos materiais específicos da hemodinâmica. “Em causa da demanda, os profissionais da saúde que trabalham no hospital podem enriquecer seus conhecimentos na área além de utilizarem os materiais de forma correta”, salienta.

O tratamento e diagnóstico de doenças por meio da hemodinâmica são feitos com um equipamento com imagem de altíssima resolução. São equipamentos que gravam e arquivam os exames, e, estão ligadas à rede de imagens do hospital, possibilitando a impressão de imagens fotográficas do paciente.

O Projeto é composto por quatro pessoas: Lourdes – coordenadora, Lauri de Prado, Eurides Brito do Nascimento e Carmen Lucia Braibante.