NIT da Unioeste participa de encontro a incentivo da inovação

Na última quarta-feira, 24 de junho, nas dependências da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SetiI) de Curitiba, o coordenador Geral do Núcleo de Inovações Tecnológicas (NIT) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), professor Camilo Freddy Mendoza Morejon, esteve representando a Instituição no encontro dos diretores de Núcleos de Inovação Tecnológica das universidades paranaenses e do IAPAR, para discutir estratégias de incentivo à inovação no estado.

Durante a reunião o coordenador estadual do Projeto Startups do Sebrae Paraná, Rafael Tortato, apresentou as iniciativas desenvolvidas atualmente e que poderiam ser integradas às ações já desenvolvidas nos NITs das universidades por meio de parcerias. Ele destacou ainda a importância do ecossistema local para uma empresa Startup e os seus desafios que podem ser facilitados se houver a oferta de conhecimento de qualidade, por meio de cursos, capacitações e eventos focados no tema, além da integração com diversos atores como as universidades.

Outro tema discutido durante foi a Inovacred, linha de financiamento voltada para investimentos em inovação ofertada pela Agência de Fomento do Paraná. “Desde que lançamos esta linha de financiamento disponibilizamos R$ 80 milhões, mas por falta de projetos que atendam aos critérios pré-estabelecidos, principalmente que tenham o teor de inovação, somente R$ 10 milhões foram financiados. Buscamos então parcerias para chegarmos a este público, que também está presente nos NITs”, comentou o coordenador de Expansão Regional da Agência de Fomento do Paraná, Richer de Andrade Matos.

Ao ressaltar a prioridade dada pela Seti aos projetos e programas desenvolvidos, o secretário João Carlos Gomes enfatizou a importância do trabalho realizado pelos NITs. “Valorizamos muito o trabalho realizado nos Núcleos de Inovação das nossas instituições e temos o compromisso de ampliar as parcerias para melhorar ainda mais as condições de trabalho de toda a equipe, que agora já pode contar com o apoio de bolsistas”, afirmou.

Startups
As Startups são empresas jovens ou em fase de desenvolvimento, inovadoras e criativas, com a capacidade de estabelecer um modelo de negócio com um grande potencial.