Operação Rondon é sucesso em sua primeira edição

Durante os dias 19 a 29 de julho foi realizada a Operação Rondon da Universidade Estadual  Ponta Grossa (UEPG), uma ação da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e Assuntos Culturais, que foi coordenada pelo Núcleo Extensionista Rondon da UEPG ( NER-UEPG).

A operação envolveu ao todo mais de 200 acadêmicos da UEPG e de mais seis instituições parceiras de Ponta Grossa. A Unioeste esteve presente na Operação com 11 universitários que se disponibilizaram a participar. Entre eles estava a acadêmica do 4° de Administração da Unioeste de Francisco Beltrão, Flávia Regina Miecoanski.  “Gostaria de agradecer a UEPG, pelo convite para participar da Operação Rondon e também à Unioeste pela oportunidade e confiança no nosso grupo de acadêmicos. Agradecer também ao professor Claudio Alexandre de Souza e Marcelo Roger Meneghatti coordenadores da equipe Unioeste, e a professora Luciana Boer e o professor Silvio Rutz da Silva ambos coordenadores da equipe UEPG. A operação só foi um sucesso, porque estávamos unidos em ajudar os municípios”, declara a estudante.

O projeto proporcionou aos municípios a oportunidade de receber professores e alunos, de várias áreas do conhecimento, que buscam contribuir com a comunidade para ajudar a melhorar as condições de bem estar e vida da população e também a qualidade e eficiência da administração municipal. O professor Marcelo Roger Meneghatti, um dos coordenadores do grupo conta como foi participar da experiência. “A operação teve um êxito muito grande para a comunidade em geral e para os acadêmicos também. Fomos muito bem recepcionados por todos, visitamos inúmeras comunidades, inclusive as do interior. Vejo que para os alunos o crescimento foi significativo, pois aprenderam na prática que eles tem o conhecimento e que eles sabem usar todas essas informações que adquiriram durante o curso”, o professor ressalta ainda a  importância de ter mais eventos como esse. “É  importante ter mais operações como essa, e sem dúvidas a Operação Rondon concretiza a seriedade dos Projetos de Extensão”.

Na Operação Rondon UEPG, em Arapoti, atuaram equipes da UEPG e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); em Ibaiti, acadêmicos da UEPG e Unioeste; em Piraí do Sul, UEPG e Faculdade Sagrada Família (FASF); em São José da Boa Vista, UEPG e Secal; em Tibagi, UEPG e Cescage; e em Ventania, UEPG e Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Cada equipe foi composta por 20 estudantes (10 da UEPG e 10 da instituição parceira) e mais dois ou três coordenadores. A Operação teve também uma equipe de coordenação geral que circulará pelos seis municípios e uma equipe do curso de Jornalismo, encarregada da cobertura jornalística da operação.

O modelo da operação priorizou ações que beneficiariam de alguma forma a comunidade relacionada principalmente à cultura, aos direitos humanos e justiça, educação, saúde, comunicação, tecnologia e produção, ao meio ambiente e ao trabalho.

A acadêmica Flavia revela ainda que o projeto lhe proporcionou aprender para a vida, como por exemplo, dividir, não somente coisas, mas também conhecimento. “Dividir as coisas não é fácil o ser humano é por natureza competitivo, mas lá tínhamos algo diferente, um instinto de cooperação e de ajuda mútua. Tínhamos de dividir muitas coisas: o quarto, os multimídias, as tomadas, equipamentos de som e até o espaço físico. Mas começamos também a dividir momentos, risos, conversas, oficinas, selfies e durante esse período construímos uma história, a nossa história juntos. E assim outra lição: aprendi que dividir é bom”, finaliza.

Para a realização, a Operação Rondon contou com o apoio das prefeituras que auxiliaram no alojamento e alimentação das equipes, além do transporte necessário para a realização dos trabalhos nas diversas localidades do município.

Unioeste

Como não foi aberto edital para uma próxima operação em janeiro de 2016, a Unioeste em parceria com outras universidades do Paraná, e também com a ajuda dos municípios do Oeste e Sudoeste e Exército montará uma nova operação.  A operação ajudará os municípios, com o auxílio dos estudantes e professores, a resolver os principais problemas da comunidade.