Ambientes do Huop passam por revitalização

O Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) está a cada dia com um ambiente de jardinagem mais bonito. Isso porque participantes do Projeto de Desenvolvimento dos Agentes Universitários (PDA) “Jardinagem e Paisagismo no Ambiente do Huop” estão revitalizando alguns locais do hospital.

O objetivo deste Projeto, composto por sete pessoas, é proporcionar alguns momentos de contato com a natureza, além do bem estar social dos funcionários e visitantes do Hospital. Assim foram utilizados técnicas de jardinagem e paisagismo e uso de mudas atóxicas sem aromas fortes, isentas de espinhos e folhas duras, próprias para o ambiente hospitalar.

Os materiais utilizados são recicláveis ou reaproveitáveis, como madeiras de demolição, pedras decorativas, fibra natural, bambu, pallets de madeira, garrafas pet, entre outros. “Com eles foram produzidos alguns painéis, molduras, vasos e decks”, comenta o grupo.

Ainda explicam que este projeto foi criado para amenizar a falta de áreas verdes no hospital, purificando, embelezando e conservando as instalações. Afirmam que o paisagismo realça a beleza, que age sobre o psíquico das pessoas que o observa, transmitindo a sensação de paz e conforto interior.