Seminário de infectologia aborda uso de antibióticos

Com o objetivo de orientar o uso adequado de medicamentos para pacientes, o III Simpósio Paranaense de Infectologia, VIII Curso de Imersão em Antibióticos e o V Fórum de Resistência dos Hospitais do Paraná, reúne hoje (10) e amanhã (11) aproximadamente 160 médicos, acadêmicos e residentes de todo o Estado.

O Seminário é realizado pela Liga Acadêmica de Infectologia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel, em parceria com a direção Pedagógica do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop).

A coordenadora do evento Carla Sakuma de Oliveira, explica que para cada paciente sempre é feito uma indicação diferente, “já que hoje lidamos com uma resistência das bactérias e dos fungos em relação a alguns medicamentos”, salientou.

O primeiro momento do Seminário, chamado de pré-simpósio, é voltado para a comunidade acadêmica. O curso inicial na parte da manhã tratou de antibióticos básicos, e à tarde o curso avançado indica a utilização correta dos antibióticos em determinadas situações mais frequentes e mais importantes na prática clínica. Já no período da noite inicia o III Simpósio Paranaense, que é voltado principalmente para médicos formados.

Para a acadêmica do 4º ano de Medicina, Gabriela França Pogorgelski, o tema infectologia será relevante em todas as situações. “Sempre é válido estar relembrando e atualizando as informações dentro da área da medicina”, enfatiza.

Ao total são 15 palestrantes presentes, que são dos estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Mais informações no telefone (45) 3321-5120, até às 15 horas, ou pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

Liga Acadêmica de Infectologia

A Liga Acadêmica de Infectologia é formada por 38 acadêmicos do curso de Medicina, da Unioeste, campus Cascavel e coordenada pelas docentes, Dra. Carla Sakuma de Oliveira e Dra. Juliana Gerhardt. O evento conta com o apoio da Associação Paranaense de Controle e Infecção Hospitalar (Aparcih) e da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).