Golpe de 1964 é tema de debate na Unioeste

Na terça-feira, dia 31, será realizado no auditório da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel, um debate sobre “O Golpe de 1964 e os golpes contra a memória e a verdade”. O evento começa às 19h30 e é gratuito, tendo certificação de 3 horas para os participantes.

A palestra é organizada pelo Mestrado em Educação, Comitê da Memória, Justiça e Verdade do Oeste do Paraná e também pelo Diretório Central de Estudantes (DCE). Assim, será exibido o documentário “Que bom te ver viva”, dirigido por Lúcia Murat, em 1989. Esta sessão de cinema faz parte da 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul, organizada em Cascavel pelo Bando Independente Associação Cultural (Baiacu), e coordenado pelo professor Jeff Kaibers.

Este filme retrata, por meio de depoimentos de mulheres vítimas da Ditadura, toda a violência sofrida por aqueles que ousaram combater um regime autoritário, que tomou e manteve o poder sob a égide das armas e do controle cultural. Após a exibição será feito debate com professor Jeff Kaibers.

Na sequência, a atividade contará com a apresentação do grupo musical Roda Viva - Samba de Roda, que conta com os músicos: Claudio Luís, Aderbal Mello, Danielle Braz, Fabiano Lombardi e Lenita Padilha, que vão executar canções do período da Ditadura e que de certa maneira compõem uma trilha sonora daqueles anos de chumbo. Sobre estas canções, o professor da Unioeste, Alexandre Fiuza, irá discorrer o contexto em que se inserem.