Campus de Toledo recebe espaço para Casa do Estudante Universitário

Representantes da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), realizaram a entrega em ato público de um ofício, ao prefeito do Município de Toledo, Beto Lunitti, referente à doação de um espaço onde deverá ser construída a Casa do Estudante Universitário, no Campus de Toledo da Unioeste. A oficialização ocorreu no Auditório do Campus, no terça-feira (11.08).

Com a oficialização do pedido da Unioeste, o prefeito Beto, firmou o compromisso em proporcionar um terreno nas proximidades do Campus e que atendam as demandas da Universidade.

A Casa do Estudante vinha sendo reivindicada desde o ano passado, quando a diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) do Campus de Toledo da Unioeste, Vera Lúcia Martins, solicitou um lugar para a construção do espaço, que também foi viabilizado pelo vice-reitor, professor Carlos Alberto Piacenti.

De acordo com matéria publicada pela Gazeta de Toledo, em 12 de agosto de 2015:  “Para a professora Vera Martins, diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, a decisão da Prefeitura de apoiar o projeto atende a uma demanda histórica da universidade, encampada pelo Serviço Social e também pelos estudantes. [...] Segundo ela, não existe um levantamento exato da necessidade do campus, mas ela ressalta que historicamente, entre as universidades públicas, é elevado o número de estudantes com baixa e média renda, que necessitam deste tipo de auxílio para poder frequentar a universidade com mais qualidade e dedicar-se integralmente aos estudos e à sua formação profissional. Ela afirma que a cada ano cresce o número de solicitações de bolsas e estágios remunerados dos estudantes, na tentativa dos acadêmicos de garantir uma renda que auxilie na sua manutenção na Universidade. Boa parte dos estudantes vem do interior ou são oriundos de cidades vizinhas. Com a oferta de moradia e também de refeições mais baratas, através do restaurante universitário, em fase de construção, ela acredita que a Unioeste deverá atrair ainda mais pessoas de outras regiões do Paraná e também de outros estados. O projeto da casa do estudante deverá considerar a demanda de estudantes, incluindo graduação e pós-graduação. ‘Vamos discutir com os estudantes o formato, necessidade de vagas e acadêmicos que serão atendidos. Esta discussão deverá ser feita com os estudantes, que são os principais interessados’, acrescentou Vera."

Segundo o vice-reitor, Carlos Alberto Piacenti, a Casa para os universitários será fundamental para a qualidade de ensino, acolhimento e servirá também para manter os estudantes na Universidade. “Se quisermos ter a permanência do aluno na universidade, temos que oferecer assistência estudantil”, relatou.

O diretor do Campus de Toledo, José Dilson de Oliveira, ressaltou que os estudantes exercem um papel preponderante na Universidade. “Sem o movimento estudantil, nada disso estaria acontecendo. O Campus Toledo cresce cada vez mais. Todos os cursos intervêm para a melhor permanência dos estudantes e o Plano Diretor contempla as obras que visam melhorar as estruturas acadêmicas”, frisou.

De acordo com a presidente do Conselho Estudantil de Serviço Social, Natália Niedermayer, a conquista do lugar para a construção do projeto é resultado de um processo de luta histórico dos discentes. “Este é um direito nosso e precisamos desta política que atende as nossas demandas fundamentais. Isso perpassa pela qualidade de ensino na Universidade. As lutas e as conquistas são de todos nós estudantes e iremos usufruir do nosso direito”, disse.

Já o pró-reitor de Extensão, Remi Schorn, agradeceu ao Município pela parceria que desenvolvem juntos. “A administração municipal entende a necessidade que temos de resolver as desigualdades e fazer com que todos tenham condições de estudar e agir profundamente nas ações de cidadania”. Remi também falou que a Unioeste contribui para o desenvolvimento do município. “A relação que existe entre Toledo e a Unioeste é a mais eficiente possível e sempre caminhamos juntos”, destacou.

O prefeito Beto Lunitti enalteceu a parceria com a Unioeste. “Sempre traz resultados positivos para a formação cidadã. Com isso, acatei com muita alegria a proveniência de um ambiente para a construção da Casa de Estudantes”, disse Beto. O prefeito também contou que o espaço para a construção do projeto será escolhido com os diretores e estudantes. “Nós iremos abrir o mapa de Toledo e ver os locais disponíveis para a melhor localização da construção”, concluiu.

O próximo passo, segundo o vice-reitor, é realizar um levantamento de quantos estudantes irão utilizar o espaço, de acordo com as necessidades, e então isso será encaminhado à Prefeitura que irá avaliar qual o melhor espaço em torno do Campus para alocar a Casa do Estudante.

Com informações:

Gazeta de Toledo