Pacientes da psiquiatria aprendem sobre mercado de trabalho

São dez adolescentes, duas meninas e oito meninos, que estão internados na ala psiquiátrica do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) tentando se livrar das drogas. E para que isso seja possível, a equipe responsável pela unidade realiza vários tipos de atividades com estes jovens. Uma delas, foi convidar um professor da rede estadual para explicar a importância do mercado de trabalho.

O professor Dirceu Dantas, deixa claro que esta é uma palestra de motivação e aumento da autoestima para estes adolescentes “já que muitas vezes eles mesmos não acreditam em si próprios”, enfatiza. Ele ainda fez questão que os internos compreendessem que “independente do que eles acham da vida que levam, alguém os ama muito”.

Segundo as enfermeiras, além de palestras dentro do espaço psiquiátrico, que envolvem temas como sexualidade e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, também são realizadas visitas no corpo de bombeiros da cidade e consultas ao dentista.

Aos sábados representantes dos Narcóticos Anônimos (NA) e dos Alcóolatras Anônimos (AA) da cidade de Cascavel vão até o hospital para visitar e dar apoio aos jovens internos. Também nas quartas-feiras de manhã, sábados e domingos à tarde os familiares podem fazer visitas.

Algumas atividades de artes que são desenvolvidas pelos adolescentes fazem parte de um Projeto de Desenvolvimento dos Agentes Universitários (PDA), intitulado “Arte e Liberdade”. Tais ocupações ensinam o uso de materiais recicláveis, pintura em madeira e em papel, entre outras.

O tempo de internamento dos adolescentes é de 23 a 26 dias, assim o período é chamado “ciclo”. Segundo a coordenação todos os jovens entram e saem juntos de cada ciclo, e a cada terça-feira uma Comissão realiza uma reunião para avaliar o comportamento do paciente e averiguar se as medicações estão sendo bem aceitas por estes.

Podem ser pacientes aqueles que fazem parte da 10º Regional de Saúde, correspondente a 25 municípios do Paraná. O telefone para mais informações e para contato no Huop é (45) 3321-5384.