Pacto Nacional do Ensino Médio inicia atividades do ano letivo

Dando início as atividades do Pacto Nacional do Ensino Médio, foi realizado hoje (15) na Reitoria da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), a abertura da 2º etapa do Pacto. A abertura reuniu cerca de 150 orientadores de estudo dos Núcleos Regionais da Educação (NRE) de Cascavel, Assis Chateaubriand e Toledo.

Nesta 2º etapa serão trabalhados cinco cadernos temáticos que abrangem a área do conhecimento: organização do trabalho pedagógico e as áreas de ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática, sendo que cada caderno traz atividades práticas que devem ser desenvolvidas na escola.

Segundo a professora da Unioeste e coordenadora do Pacto, Lucia Tureck, neste momento os orientadores estão tendo um momento de formação com um docente da Universidade e depois numa segunda parte será discutido a questão metodológica para ser encaminhado ao primeiro encontro de cada escola estadual, que será no próximo sábado (18).

Ainda explicou que este é um Programa registrado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), sendo muito importante na Universidade, já que se trata da relação com a educação básica. “Um dos focos mais importantes desta etapa foi a reflexão de quem são os sujeitos do ensino médio, tanto os professores como os jovens alunos”, explica Lucia.

As avaliações da primeira etapa demostram o quanto o estudo destes professores está mobilizando a própria escola, como atividades coletivas, movimentações, viagens, visitas, exposições e trabalhos integrados entre disciplinas.

O encontro realizado na última semana pelo Núcleo de Foz do Iguaçu reuniu 54 formadores, e em Francisco Beltrão 36. A formação este ano foi dividida em três Núcleos Regionais: Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão e Cascavel – no núcleo de Cascavel também fazem parte dos encontros os NRE de Assis Chateaubriand e Toledo.

Até o final deste mês ainda será realizado mais um encontro para dar início ao segundo caderno, e a partir daí será feito um encontro a cada mês – até agosto, quando então é finalizado a 2º etapa do Pacto Nacional do Ensino Médio.