Semana de Ética Interpessoal destaca respeito à dignidade

A 2º Semana de Ética Interpessoal do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) (Seihuop) iniciou na manhã de hoje (25) com o objetivo de promover a reflexão e contribuir para o desenvolvimento de ações educativas visando o comportamento ético nas relações interpessoais e multiprofissionais entre os agentes universitários e a comunidade externa do hospital.

A coordenadora do evento Maria Isabel Cardoso destacou que o respeito à dignidade humana abrange um dos principais princípios éticos na área da saúde, sendo também a humanização da instituição hospitalar.

Ainda comentou que para se falar em ética humanizada, ao conhecimento especializado é preciso agregar uma competência emocional, a qual possibilita a construção de um ambiente saudável em que se prima pelo respeito com o outro e se valoriza as diferenças.

Também estiveram presentes na abertura o assessor da direção geral, Nadir Wili, coordenador administrativo, Ivã José de Pádua, e a diretora de enfermagem do Huop, Maria Aparecida Andriolo Richetti.

A palestra de abertura foi ministrada por Antonio Paulo da Silva, representando o Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR), abordando o assunto “Implicações éticas nas relações de trabalho”. Um dos destaques foi o papel e a importância do enfermeiro dentro de um Hospital, apontando também que o bom atendimento com os pacientes é fundamental.

Programação

Às 14 horas desta terça-feira, a palestra, será sobre “Apresentação lúdica e motivacional”, seguida, às 15 horas, por “Relações interpessoais entre a equipe de trabalho”.

No segundo dia (26),  haverá programação apenas no período da tarde. Às 15 horas, a palestra será sobre “Emoções tóxicas”, às 16h30 “Para que e por que humanizar o atendimento: a ética da alteridade como base filosófica”, às 17h30 “Relações interpessoais com a equipe de trabalho multiprofissional, e os resultados dessa interação”, e às 18 horas “Não tente ser quem você não é para agradar a quem não te merece”.