Projeto PDA cria cama motorizada no Huop

O setor de manutenção do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop), com o objetivo de promover o conforto aos funcionários e pacientes das alas de internamento do hospital, criaram em um Projeto de Desenvolvimento dos Agentes Universitários (PDA), uma cama motorizada.

A cama motorizada permite três movimentos: dorso, pernas e elevatório. A amplitude do movimento é de 52,5 centímetros na elevação mínima, e 66 centímetros na elevação máxima. Esta amplitude possibilita que o paciente seja deslocado entre uma maca qualquer e a cama, além de que o paciente não necessita mais a escada de apoio.

Todos esses movimentos motorizados e controlados também podem ser feitos pelo próprio paciente, o qual sugere ao mesmo uma sensação de independência e capacidade, minimizando seus problemas e ansiedade, que nada mais é que o conforto.

A cama hospitalar escolhida foi uma cama Fowler (semi-sentado) de uso na ala de ortopedia. Após várias análises dos mecanismos da cama, foi possível integrar o movimento elevatório de altura (Hi-Low), de forma funcional e segura.

“O resultado técnico com a motorização foi satisfatório, pois os movimentos ocorreram de forma precisa e suave, atendendo o proposto”, enfatizam os idealizadores do projeto. Além disso, o sistema de controle ficou bastante flexível, permitindo seu comando de qualquer ponto da cama, inclusive junto ao paciente.

Segundo os integrantes do Projeto os hospitais públicos do Estado do Paraná, conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS), possuem um tempo de permanência médio de 5,2 dias, para isso, o profissional de saúde pode ter um desgaste físico muito alto, já que muitas vezes as macas são pesadas para serem movimentadas.