Unioeste discute altas habilidades e superdotação

“Altas Habilidades e Superdotação” (AH/SD) foi o tema da reunião que a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) de Cascavel realizou na semana passada (dia 17) com o intuito de constituir parceria entre Secretaria de Estado da Educação (Seed); Núcleo Regional de Educação; Centro Regional de Apoio Pedagógico Especializado (Crape) e escolas que atendem alunos com Altas Habilidades e Superdotação.

A reunião foi realizada na sala do Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (PEE), objetivando a possibilidade de implantação do atendimento educacional especializado em Cascavel, para atender os alunos avaliados com AH/SD dos níveis de ensino básico e superior, buscando assegurar, possibilidades educacionais que potencialize as habilidades desses alunos.

Após os debates sobre a temática, fizeram-se os seguintes encaminhamentos: constituição de um grupo de estudos sobre AH/SD a ser coordenado por um membro do PEE e aberto a comunidade de professores que trabalham na área de AH/SD e aos alunos identificados com AH/SD; a nível de Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), encaminhamentos junto a Secretária da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Secretaria de Estado da Educação (Seed) e a Secretária de Educação Continuada, Alfabetizada, Diversidade, Inclusão (Secadi) na perspectiva de viabilizar a constituição do núcleo de atendimento em AH/SD na Unioeste e, a nível de usuários (alunos, pais e professores) a discussão para a elaboração de estatuto com vistas a constituir uma Associação na área de Altas Habilidades e Superdotação em Cascavel.

Além disso, será criada uma página no facebook, com o objetivo de ampliar as discussões e ações a respeito da área em questão. No âmbito da Unioeste a Prograd estará apoiando o PEE, no sentido de articular junto aos colegiados a possibilidade de participação dos alunos com altas habilidades em projeto de extensão ou de pesquisa ou ainda na condição de aluno especial, em alguma disciplina de interesse do aluno. Considerando o término das aulas e atividades nas instituições envolvidas os trabalhos se iniciarão no retorno as aulas, início do mês de março.

Na reunião estavam presentes a professora Lilian Faria Porto, pró-reitora de Graduação; Evanilde Salles, diretora de ensino da Prograd; as professoras Francieli Forte, Maria Valdeni, Nilceia Medeiros e Mirian Carvalho (Crape); membros do PEE: Vera Lucia Ruiz- Coordenadora; Dorisvaldo Rodrigues, coordenador do Centro de Reabilitação Física (CRF), Vanderlize Dalgalo e alunos com altas habilidades que estavam acompanhados pela mãe e pela professora Maria Valdeni.