Huop realiza 2º Semana da Ética Interpessoal

Inicia amanhã (25) a 2º Semana da Ética Interpessoal do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) (Seihuop). O evento inicia às 9 horas da manhã com abertura no Auditório do Centro de Imagens do Hospital, e tem programação até quarta-feira (26).

A Semana tem o objetivo de promover a reflexão e contribuir para o desenvolvimento de ações educativas visando o comportamento ético nas relações interpessoais e multiprofissionais entre os agentes universitários e a comunidade externa.

Segundo a coordenação uma relação ética e humanizada envolve um saber ético, ou seja, um conhecimento a ser aprendido e incutido nas ações profissionais. Assim, para se falar em ética humanizada, ao conhecimento especializado é preciso agregar uma competência emocional, a qual possibilita a construção de um ambiente saudável em que se prima pelo respeito com o outro e se valoriza as diferenças.

Programação

No primeiro dia, após a cerimônia de abertura, haverá uma palestra sobre “Implicações éticas nas relações de trabalho”, ministrada por Antonio Paulo da Silva. Também haverá exposição de pôsteres seguidos por outras palestras no período da tarde, às 14 horas ,“Apresentação lúdica e motivacional” e às 15 horas “Relações interpessoais entre a equipe de trabalho”.

Já no 2º dia, haverá programação apenas no período da tarde, onde ainda estarão sendo expostos os pôsteres e serão realizadas mais quatro palestras. Às 15 horas, a palestra será sobre “Emoções tóxicas”, às 16h30 “Para que e por que humanizar o atendimento: a ética da alteridade como base filosófica”, às 17h30 “Relações interpessoais com a equipe de trabalho multiprofissional, e os resultados dessa interação”, e às 18 horas “Não tente ser quem você não é para agradar a quem não te merece”.