Vencedores do concurso de contos receberão premiação

Será nesta sexta-feira (21/11), às 9 horas, na Biblioteca Pública de Toledo, a premiação e lançamento da coletânea de contos do 25º Concurso de Contos Paulo Leminski, promovido em parceria entre o Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e a prefeitura da cidade.

O evento literário, que começou em 1989, faz parte do calendário de eventos culturais da cidade e tem repercussão cultural e literária em todo País.  A inscrição de um conto, original e inédito, obedece ao regulamento, disponível nos portais virtuais da Unioeste (www.unioeste.br/leminski) e prefeitura de Toledo (www.toledo.pr.gov.br).

Os três primeiros colocados e o melhor conto toledano receberão prêmio em dinheiro e certificado que atesta a premiação. Será lançado o livro, publicado pela Editora da Unioeste, com a quinta coletânea das obras premiados e também aquelas que receberam menção honrosa.

Estímulo à literatura

O Concurso de Contos Paulo Leminski completa 25 anos de realização, surgiu com o objetivo de estimular e divulgar a literatura local, com o tempo ganhou importância e alcançou expressão nacional, se estendendo para outros países, conforme atestam as inscrições recebidas da Alemanha, Argentina, Estados Unidos, França, Inglaterra, Itália, Japão, Portugal, Suécia, Suiça e Uruguai.

O concurso é um projeto de extensão que visa incentivar estudantes e leitores a desenvolver a habilidade na linguagem escrita para a produção literária e, além disso, difundir o gênero literário conto. Nesta edição inscreveram-se 880 contos, provenientes de quase todos os estados do país e também do exterior. Ao todo, nas 25 edições realizadas, foram inscritos 11.294 textos.

O coordenador do evento, Dari José Klein, explica que o concurso fornece uma amostra representativa do que se produz atualmente no País, sendo considerado um dos maiores concursos literários do gênero conto nacional.