Professores de Foz recebem Prêmio Revista

Pesquisadores do Laboratório de Bioinformática (Labi) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Foz do Iguaçu, receberam o Prêmio Revista da Sociedade Brasileira de Coloproctologia no 63º Congresso Brasileiro de Coloproctologia.

O artigo intitulado “Acompanhamento e Interação em Tempo Real pela Internet Durante a Realização de Exames Endoscópicos” foi agraciado com o 3º melhor trabalho apresentado nesse evento Médico. Os doze melhores trabalhos foram selecionados para apresentação oral em Sessão Especial durante o Congresso e três foram selecionados como os melhores do evento.

Este Congresso configura-se como um dos mais importantes em Coloproctologia da América Latina e de acordo com professor doutor Renato Bobsin Machado, autor do trabalho "receber um prêmio, em um Congresso dessa relevância, representa um reconhecimento da seriedade dos trabalhos desenvolvidos no nosso Labi da Unioeste junto com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e que estas pesquisas podem contribuir não só para a formação de pessoas, mas sobretudo para a melhoria da saúde e da qualidade de vida ".

O artigo faz parte de um projeto maior, com depósito de duas patentes e três registros de software no Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI), entre a Unioeste e a Unicamp. A coordenadora geral do Labi e co-autora do trabalho, doutora Huei Diana Lee ressalta que “é fundamental que os trabalhos da área tecnológica possam permear desde o caráter acadêmico até a consolidação por meio de patente, de registro de softwares e de licenciamento, pois assim, estas inovações/produtos serão geradas, sendo úteis à sociedade”.

Também, segundo o professor doutor Wu Chung, co-autor do trabalho, “a premiação de um trabalho em área da Ciência da Computação aplicada na cirurgia coloproctológica em congresso médico é fundamental, pois este fato demonstra o processo de multidisciplinaridade e de transdisciplinaridade, ou seja, o enlace virtuoso entre estas áreas”.