Central de Notícias

Banco de Leite do Huop pede doações

Durante o mês de novembro o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) recebeu pouco mais de 170 litros de leite que foram doados para bebês que estão internados no hospital, sendo que em média são 230 litros/mês.

A enfermeira chefe do BLH, Anelise Vieczorek, orienta para que as mães que tenham leite em excesso entrem em contato com o Banco de Leite para que este possa ser doado. Segundo ela o material pode ser recolhido em casa e ainda são fornecidos frascos de vidro com tampa plástica para que o leite seja mantido congelado.

Assim a equipe do Banco passa buscar, semanalmente, na residência das doadoras o leite retirado. Já de volta ao BLH, o produto passa por análises e é pasteurizado. “A doação é espontânea e surge a partir do trabalho diário de orientação, executado pela equipe do banco de leite”, explica.

O telefone de contato para mais informações é (45) 3321-5243.

 

Amamentação

O HUOP tem reconhecimento do Ministério da Saúde como Hospital Amigo da Criança, por realizar diversos trabalhos de incentivo à amamentação. As mães são orientadas do pré-natal até após o nascimento do bebê, resultando em um aumento significativo nos índices de aleitamento materno.

 

Amigo da Criança

A Iniciativa Hospital Amigo da Criança foi idealizada em 1990 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno, sendo que o Huop faz parte desta desde o ano 2005.

Para que o Huop continue fazendo parte desta Iniciativa são estabelecidos dez passos para o sucesso do aleitamento materno.

Os passos são: ter uma norma escrita sobre aleitamento materno, que deve ser rotineiramente transmitida a toda a equipe do serviço. Treinar toda a equipe, capacitando-a para implementar essa norma.  Informar todas as gestantes atendidas sobre as vantagens e o manejo da amamentação.

Ajudar a mãe a iniciar a amamentação na primeira meia hora após o parto. Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas de seus filhos. Não dar ao recém-nascido nenhum outro alimento ou bebida além do leite materno, a não ser que tenha indicação clínica.

Praticar o alojamento conjunto – permitir que mães e bebês permaneçam juntos 24 horas por dia. Encorajar a amamentação sob livre demanda.  Não dar bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas e encorajar o estabelecimento de grupos de apoio à amamentação, para onde as mães devem ser encaminhadas por ocasião da alta hospitalar.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.