Campus de Toledo encerra Filosofia para Crianças

Na última quinta-feira (4), foi realizado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), do campus de Toledo, o encerramento do projeto Filosofia para Crianças com Altas Habilidades/Superdotadas (AH/S). O projeto é realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Toledo (SMED) e o curso de Filosofia da Unioeste.

O projeto é coordenado pela professora da Unioeste, Michelle Cabral e pela psicopedagoga Salete Schmidt da SMED. Este trabalho faz parte do Projeto Escrileituras: um modo de ler-escrever em meio à vida, integrante do Observatório da Educação / Ministério da Educação (MEC) / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), coordenado pela professora Ester Heuser.

O projeto consistiu em realizar encontros semanais nos quais eram propostos atividades, exercícios, jogos, entre outras, que serviram de impulso para iniciar conversas e indagações orientadas no sentido do questionamento filosófico. A intenção foi promover um trabalho conjunto de construção do pensar e do saber, no qual as crianças foram estimuladas a elaborar seus próprios conceitos e pontos de vista.

Nos encontros semanais, no campus Toledo da Unioeste, foram valorizados a cooperação entre os pares, o respeito mútuo, a elaboração de razões para os juízos apresentados, de modo a propiciar nas crianças o exame autocorretivo, a reflexão sobre valores presentes, a sensibilidade aos contextos.

O objetivo geral do Projeto consistiu na instauração e manutenção de práticas de potencialização das habilidades cognitivas e do pensamento autônomo, criativo e ético. “Com o fim do Projeto Escrileituras, encerra-se também essa parceria com a SMED, mas nada impede que outras sendas sejam abertas para que a Filosofia tenha novos encontros felizes”, finaliza a professora Ester.

De acordo com a professora Michelle, “a proposta orientou-se por um modo de intervenção investigativa nas formas de aprender, o qual compreende a experimentação como condição de aprendizagem, uma vez que pode convocar ao exercício do pensamento. Inspirou-se, ainda, nos pressupostos da teoria de Matthew Lipman, Filosofia para crianças, a qual visa desenvolver as dimensões crítica, criativa e ética do pensar das crianças”.

Tal iniciativa esteve pautada nos princípios que regem a legislação brasileira no que se refere à educação inclusiva, vindo ao encontro da Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009, que institui as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial.

Trata-se de proporcionar diferentes maneiras de relação com o pensamento, com a linguagem, com o aprender, com o ler. Distintas, sobretudo, do modo como estão sedimentadas na estrutura escolar tradicional. Deste modo, ampliam-se os horizontes e caminhos possíveis de desenvolvimento para os envolvidos.

Parte-se do pressuposto de que a vivência de diálogos reflexivos, instaurados a partir da análise e discussão de elementos distintos (textos, vídeos, obras artísticas e culturais, etc.), pode ajudar a desenvolver o senso crítico, a criatividade, as habilidades cognitivas das crianças e o pensamento ético