Unioeste participa de Congresso da Apae em Foz

Debater sobre a educação especial no país e as dificuldades enfrentadas pelas escolas que atuam nesta modalidade é o objetivo do 25º Congresso Nacional das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), que termina hoje (21/11) no Centro de Convenções de Foz do Iguaçu e é organizado em parceira da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e Apae.

Juntamente com o congresso são realizados o 6º Fórum Nacional de AutoGestão e Autodefensoria e o 44º Congresso Estadual das Apaes do Paraná, eventos que reúnem profissionais envolvidos com a questão da deficiência, familiares, professores, técnicos, autoridades e dirigentes das Apaes de todo o Brasil, para discutir ações, políticas públicas e seus impactos na vida dessas pessoas, suas famílias e da sociedade.

A Unioeste participa da comissão científica e possui estande com algumas atividades desenvolvidas com os pacientes da Apae, entre elas, consta o atendimento no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), no Centro de Reabilitação da Fisioterapia, o Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (PEE) e o software X-Lupa, um ampliador de tela inteligente para pessoas com baixa visão

O evento conta com a participação de mais de 3.400 congressistas de todos os estados brasileiros e busca ampliar conhecimentos, diante do grande encontro de saberes e pensares, o que fortalece o enfrentamento às resistências da sociedade com relação à aceitação e à efetivação dos direitos das pessoas em situação de deficiência.

Participaram da abertura o governador em exercício, Flavio Arns, a presidente nacional da Apae,  Aracy Lêdo, o vice-reitor da Unioeste, Carlos Alberto Piacenti.

Comemoração

No dia 11 de dezembro completa 60 anos da fundação da primeira Apae no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, acontecimento que marcou a educação especial necessária às pessoas com deficiência.

As Apaes do Brasil dedicam-se ao processo de inclusão educacional, social e profissional dos seus assistidos e na defesa dos direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, é a maior rede de atenção à pessoa com deficiência intelectual e múltipla e conta com 2.130 unidades em todo o País.

Atuam com o propósito de lutar pela garantia dos direitos da pessoa com deficiência, a fim de proporcionar melhores condições de educação, saúde, assistência social, educação para o trabalho, na perspectiva de sua inclusão na sociedade em que vive.

A Apae de Cascavel foi fundada em 17 de abril de 1971, a escola Valéria Meneghel oferece ensino fundamental, educação profissional e atendimentos nas áreas da saúde como neurologia, pediatria, odontologia, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, equoterapia; hidroterapia, psicologia, ortopedia infantil, nutrição e assistência social.

Tem como objetivo a formação educacional do aluno, o desenvolvimento de suas competências, habilidades e aptidões por meio da educação profissional. Atende 453 alunos efetivos, 70 pessoas no setor de saúde e dispõe de 192 profissionais especializados nas várias áreas.