Professora participa de lançamento de audiolivros

A Professora Lucia Tureck do Colegiado de Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel, participou da construção de seis audiolivros, que foram produzidos pelo Grupo de Pesquisa PRO.SOM - Tradução, Processo de Criação e Mídias Sonoraspela, e impressos pela Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba).

Os audiolivros serão lançados amanhã (18) no Palácio Nobre da Reitoria, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e terá a participação de alunos da Associação Cascavelense de Pessoas com Deficiência Visual (Acadevi). Segundo a professora Lucia, estes livros não serão lançados na Unioeste, mas serão utilizados em aulas de Literatura.

Os audiolivros são: Vozes da memória, A guerra dos mundos, Soltando a imaginação: lendas e contos infantis, A acendedora de lampiões, Sensações de um teatro da mente e Uma luz na escuridão. “Desde já agradecemos a participação daqueles que trabalharam com tanto empenho para que esse momento se realizasse e contamos com a presença de todos para compartilhar mais uma importante conquista”, enfatizou Lucia.

Para a produção destes foi necessária a participação de acadêmicos do curso de Letras da UFBA, na tradução de contos da língua inglesa e alemã para o português. Os acadêmicos participam do Grupo de Pesquisa PRO.SOM, coordenado pela professora doutora Sílvia Maria Guerra Anastácio, tendo parceria com a Escola de Teatro da UFBA.

Ainda, a professora Lucia ressaltou que os audiolivros tiveram o Patrocínio da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia); com o apoio do Núcleo Permanente de Extensão em Letras (Nupel), com a parceria da Escola de Teatro da UFBA, da Acadevi, Unioeste e da Associação para a Inclusão à Comunicação, Cultura e Arte (Arcca).

Unioeste e UFBA

Uma parceria entre as duas Universidades foi construída a partir de convenio e da participação de professores de ambas instituições no Doutorado Interinstitucional (Dinter), realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras.

Lucia Tureck, orientada pela professora Sílvia Anastácio, tratou em sua tese do processo de criação dos audiolivros e a acessibilidade para pessoas com deficiência visual, que foi defendida em março de 2014.

"A acendedora de lampiões"

Escrita pela escocesa Jackie Kay, o conto narra a história dos negros africanos e tráfico de escravos no Oceano Atlântico. Denuncia abusos do Império Britânico, considerando que a Inglaterra, entre os séculos XVI e XIX, era sustentado por mão-de-obra escrava. Contem traços de uma literatura pós-colonial, que focaliza a questão do poder e a exploração do outro, temas relacionados à identidade, problemas raciais e políticos.

A autora traz à tona vozes de mulheres silenciadas, ao longo da História. A narrativa se inicia com a personagem Anniwaa, ainda criança, contando o início de sua trajetória, desde o momento em que foi capturada numa aldeia africana e trazida para a Inglaterra, junto com tantas outras, no período da Revolução Industrial, início do século XVIII. Anniwaa, quando adulta, é nomeada A acendedora de lampiões, que conta suas memórias.

As histórias são intercaladas pela voz de uma única personagem masculina, que registra dados cronológicos e meteorológicos, fatos históricos, além de pontuar ocorrências importantes, ao longo da narrativa.