Pedagogia encerra atividades de estágio supervisionado

Vários grupos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel, encerraram suas atividades de estágio supervisionado sob a forma de práticas de ensino. As atividades consistiram em observações da estrutura da escola bem como regências sob orientação conjunta de professores da Instituição e das escolas campo de estágio.

O grupo orientado pelo professor Tiago Pereira Leite realizou o encerramento oferecendo oficinas temáticas na disciplina de Matemática. Segundo ele estas atividades matemáticas foram aplicadas pelos estagiários da Unioeste aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O encerramento deu-se na Escola Municipal Maria dos Prazeres Neres da Silva, localizado no Bairro Nova Cidade em Cascavel. O professor ainda explicou que estes alunos foram divididos em três salas temáticas, trabalhando as operações básicas da matemática: adição/subtração (+ e -); multiplicação e divisão. Foram utilizados jogos, atividades lúdicas e teatro para explorar as diversas possibilidades de aprender matemática no cotidiano.

“Estas atividades de estágio são de extrema importância para a docência, pois nela há um contraponto de idade com os alunos, já que o costume é que a educação inicial seja com crianças. Essa interação entre jovens formandos e idosos estudantes é extremamente enriquecedora”, enfatiza.

Ao final todos celebraram jogando um bingo e partilhando um lanche preparado pelos próprios alunos da EJA.

Essas atividades desenvolvidas pelos grupos durante o processo de estágio serão apresentadas no III Seminário de Prática de Ensino dos Cursos de Licenciatura que tem início hoje (10) e segue até quinta-feira (13).

Seminário

O Seminário se configura num espaço legitimo de debate sobre a prática docente e a formação de professores, propõe-se a repetir a troca de experiências entre docentes e discentes dos cursos de Licenciatura do referido Centro, bem como estabelecer o mesmo diálogo entre os cursos e os locais que sediaram seus estágios de Prática de Ensino.

Dessa maneira, além da participação do público interno da Universidade, conta-se com professores, funcionários, alunos e demais interessados das escolas de Educação Básica e dos demais campos de estágio.

Além do Colegiado de Letras, também participam o Centro de Educação, Comunicação e Artes (Ceca), os cursos de Pedagogia, Pedagogia para Educadores do Campo e Licenciatura em Educação do Campo, e Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) Letras-Espanhol.

Para visualizar a programação clique aqui.