Ciência da Computação realiza palestra

O Grupo de Pesquisa em Inteligência Aplicada (GIA) do curso de Ciência da Computação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel, realizará a primeira palestra integrante do seminário GIA. O evento será dia 16 de abril às 13h30 no mini auditório III.

A palestra de abertura é intitulada Validação de Transformações de Modelos e Engenharia Dirigida a Modelos (MDE), ministrada pelo palestrante Alexandre Augusto Giron, e é voltada para estudantes e profissionais da área da Ciência da Computação.

A palestra tratará das Transformações de Modelos em vários níveis de abstração, que são a base da Engenharia Dirigida a Modelos (MDE). Contudo, essas transformações devem ser validadas para assegurar a qualidade dos modelos transformados, assim, esta palestra apresentará uma abordagem de validação baseada em teste funcional para transformações de modelos.

A abordagem foi aplicada e avaliada na validação da transformação de modelos SysML para Simulink da abordagem SyMPLES (SysML-based Product Line Approach for Embedded Systems), que tem por objetivo apoiar o desenvolvimento de sistemas embarcados.