Atividades de apresentação marcam primeiro dia de aula na Unioeste

Após reunião realizada no dia 13 deste mês, o Conselho Universitário (COU) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em reunião conjunta com o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), definiu o retorno das aulas na Instituição a partir desta quarta-feira (18).

Segundo informações a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), todas as atividades acadêmicas realizadas nos cursos da Universidade iniciaram normalmente a partir da definição da reunião, no próprio dia 13. Quanto ao calendário acadêmico este será recomposto, garantindo os 200 dias letivos sem causar prejuízo pedagógico aos estudantes.

No campus de Cascavel, o diretor geral Alexandre Webber, afirmou que para o retorno das aulas está tudo certo. “Os colegiados estão se organizando e a estrutura está em ordem”, comentou. Ainda disse que a clínica de Odontologia está sendo reformada, equipada com alguns equipamentos novos e também repartições nos locais de atendimentos bucais.

Já no campus de Toledo, o diretor José Dilson Silva de Oliveira, afirmou que estão providenciando a limpeza do campus, e também a substituição de algumas lâmpadas  queimadas. Ele comentou ainda que os alunos veteranos estão orientados a não fazer trotes “maldosos” com os calouros, “a preferência é que sejam feitos apenas trotes solidários”, propôs.

Em Marechal Cândido Rondon, o diretor Paulo José Koling, declarou que o comando de greve do campus irá realizar uma atividade de apresentação do movimento para os alunos. Será feito o esclarecimento do que é estado de greve, sendo apresentado também o histórico da greve e a atual pauta de negociação.

Para o campus, ao decorrer deste ano, é esperado a conclusão do Restaurante Universitário (RU); a conclusão da reforma no Centro de Pesquisas em Equoterapia, que é vinculado ao curso de Zootecnia, e também a conclusão do bloco 2, correspondente a uma área de 2.306 m².

Em Francisco Beltrão, o diretor Gilmar Ribeiro de Melo declarou que nos períodos da manhã e da noite todos os alunos serão reunidos em uma reunião informativa, onde será apresentado informações das áreas administrativa e pedagógica da Universidade, e também explicações em relação à greve. Já na quinta-feira, a atividade será só com os calouros, na qual cada centro explicará quais são as regras dos colegiados.

Ainda comentou que três licitações estão em aberto no campus. O término da construção do RU, que tem previsão para julho; a ampliação do bloco 5; e também alguns investimentos no Centro de Saúde, nas áreas da Medicina e Nutrição. Assim, será feito complemento dos blocos e dos laboratórios, e ainda melhorias de acesso ao local, sendo elas redes de energia/esgoto/água, com previsão de finalização até junho deste ano.

E no campus de Foz do Iguaçu, a direção geral informou que nenhuma atividade específica será realizada dando início normalmente às aulas.