Ceapac recebe mais de R$ 1 mi para compra de equipamentos

Na manhã de hoje (07) o deputado Federal Fernando Giacobo, esteve no Centro de Atenção e Pesquisa em Anomalias Crânio Faciais (Ceapac), localizado no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop), em Cascavel,  para entrega recursos financeiros para dois projetos do hospital.

O Ceapac recebeu o valor estimado em R$ 1.346.000,00 para a compra de equipamentos a fim de realizar a cirurgia de fissura lábio palatal. E também a ala da psiquiatria recebeu R$ 312 mil para a compra de equipamentos de necessidades de atendimento.

Para o deputado Federal Fernando Giacobo, este caso de fissura lábio palatal é específico, onde são poucas as opções deste tipo de atendimento em todo o País. “Para a região é de extrema importância, pois assim o paciente evita principalmente viagens longas para outras cidades”, comenta.

Giacobo ainda acrescentou que a partir deste investimento e com a compra dos equipamentos, o Ceapac poderá ser cadastrado como alta complexidade juntamente ao Ministério da Saúde, na qual há o credenciamento ao Sistema Único de Saúde (SUS).

O diretor geral do campus de Cascavel, Alexandre Webber, destacou que no futuro poderão ser realizadas aulas de pós-graduação neste Centro. “Beneficiará tanto os alunos quanto a comunidade”, enfatiza.

O ortodontista e coordenador geral do Ceapac, Amadeu Tomasin Neto, explicou ainda que já são atendidos em média 150 pessoas por mês no Centro. “A ideia é comprar os equipamentos para a realização do credenciamento com a finalidade de atender toda a comunidade”, comenta.

Atualmente o Ceapac está instalado no Hospital Universitário, em uma edificação com área de 2.600 metros quadrados, atendendo as áreas de odontologia, fonoaudiologia, medicina, nutrição, psicologia, serviço social e enfermagem.