Banco de Leite Humano recebe credenciamento OURO

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop), em Cascavel, recebeu a certificação de categoria A-OURO. A cerimônia de entrega, ainda sem data definida, será presidida pelo reitor da Universidade, Paulo Sergio Wolff,nas dependências do hospital.

O Banco do Huop conta atualmente com cerca de 120 doadoras mensais com uma média de 250 litros de leite humano e atende, além de Cascavel, municípios da região. Segundo a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, no primeiro semestre de 2014 (janeiro a junho), o BLH do Hospital atendeu 828 mães doadoras, somando um total de 1.438,6 litros de leite arrecadados.

O resultado da premiação foi repassado à direção Administrativa do Huop na última semana em Curitiba, durante o 3º Encontro HospSUS que é o Programa Estadual de Apoio e Qualificação dos Hospitais Públicos e Filantrópicos do Sistema Único de Saúde no Paraná. O encontro reuniu representantes das Redes Mãe Paranaense e Paraná Urgência, além de representantes de outros hospitais do Paraná que possuem Banco de Leite Humano (BLH). A certificação foi dada a dez hospitais do Estado que credencia seus BLH à rede nacional. Na avaliação o Banco do Huop ficou com a pontuação final 98

Qualificação

O credenciamento dos Bancos de Leite Humano do Paraná configura-se como ação estruturante e reguladora da gestão de processos de trabalho. A garantia de qualidade da coleta, armazenamento, pasteurização e distribuição do leite humano é disciplinada pelos órgãos de vigilância sanitária. Logo, participam do processo de credenciamento os BLH cujo funcionamento está autorizado pelos órgãos competentes.