Curso de Bioterismo está com inscrições abertas

Estão abertas inscrições para o treinamento de manipulação de animais e Bioterismo, oferecido pelo Biotério central da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel. As inscrições terminam dia 31 de julho e o curso inicia em 14 de agosto.

No decorrer do treinamento serão discutidas características de biossegurança praticadas em espaços laboratoriais, propiciando ao aluno o desenvolvimento a partir dos conhecimentos acerca de técnicas de biossegurança em biotérios de criação e experimentação animais.

O curso consistirá de dois módulos: o primeiro oferece 50 vagas, já o segundo será um aprofundamento prático das técnicas utilizadas em pesquisa para os participantes do primeiro módulo, e oferece 25 vagas, sendo é voltado para graduandos, técnicos e graduados na área de Ciências Biológicas, Biomédicas ou afins da Unioeste. Alunos e docentes de outras Instituições de Ensino Superior (IES) serão contemplados nos próximos cursos.

Segundo a coordenadora do Biotério Central da Unioeste, professora Sara Sagae, a urgente necessidade de um curso sobre Bioterismo se dá pelo rápido crescimento no número de alunos e professores que realizam estudos utilizando animais de laboratório, porém sem experiência prévia, ou, com experiência, mas sem cursos na área ou sem atualização constante do manejo de animais.

As inscrições seguem até o dia 31 de julho e é necessário preencher o formulário disponível no Biotério Central da Unioeste, além de pagar a taxa de inscrição. Para docentes a taxa é de R$ 200,00, alunos de pós-graduação R$ 150,00, e alunos de graduação e técnicos R$ 100,00. Mais informações no telefone (45) 3220-3215, falar com Fernando.

14/08 – Professora Luciana Oliveira de Fariña.

Teórica (4h/a): Introdução à problemática do cuidado e uso de animais de laboratório, Comitês institucionais de cuidado e uso de animais de laboratório.

15/08 – Professora  Sara Cristina Sagae e Maria Lúcia Bonfleur.

Teórica (4h/a) e Prática (2h/a): Bioterismo: histórico; Biossegurança: Classificação de biotério segundo os níveis de biossegurança, Principais riscos de segurança/ acidentes, Impacto de fatores ambientais. Equipamentos e técnicas de contenção biológicas; desinfetantes e gerenciamento de resíduos biológicos; segurança química e biológica.

22/08 – Professora  Sara Cristina Sagae e Maria Lúcia Bonfleur

Teórica (4h/a) e prática (4h/a): Animais: Características e Manejo de ratos e camundongos.

28/08 – Médico veterinário Fernando Marques Salles

Teórica (4h/a): Doenças prevalentes, procedimentos experimentais e implicações: Estresse, Enriquecimento ambiental, Reconhecimento do comportamento de dor, Analgesia e anestesia, Finalização humanitária.

29/08 – Professor Gustavo Petri Guerra, médico veterinário Fernando Marques Salles e Sara Cristina Sagae.

Teórica (2h/a): Vias de administração e coleta de fluidos, cuidados pós-operatórios.

Prática (2h/a): Vias de administração e coleta de fluidos, cuidados pós-operatórios, anestesia, eutanásia.

Teórica e Prática (4h/a): Avaliação.