Centro de Reabilitação da Unioeste entrega 60 cadeiras de rodas

O Centro de Reabilitação Física (CRF) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) Campus de Cascavel, coordenado por Dorisvaldo Rodrigues, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) fez a entrega de 60 cadeiras de rodas para pessoas portadora de  necessidades especiais, na manhã desta sexta-feira (21).

Além de cadeiras motorizadas, o SUS também forneceu, este ano, cadeiras monobloco, de banho, reclináveis, infantil e tetraplégica. Está é a primeira remessa de cadeiras para tetraplégicos e ainda poderão ser entregues quatro cadeiras todos os meses aos pacientes que necessitam. Essas cadeiras são personalizadas e os pacientes podem escolher a cor que os interessam.

Este ano, já é a oitava remessa que está sendo realizada e serão entregues mais de 100 cadeiras motorizadas, junto com a próxima entrega que acontecerá dia 05 de dezembro. Além das 100 cadeiras que já foram disponibilizadas durante todo o ano.

Segundo a coordenadora técnica do centro, Cristina Diamante, todo o ano é feita a troca de ortopedia e um novo contrato é realizado, sendo assim, a qualidade das cadeiras, este ano, é bem superior comparado as anteriores, elas são mais resistentes, tem uma boa fabricação e o acabamento é excelente.

Ela ainda explica que, o SUS está primando para que as empresas melhorem a qualidade dos produtos, pois a partir de 2016 toda empresa deve ter o selo de Inmetro. “Isso já vem acontecendo, pois o ano passado, era fornecido só o básico, ou seja, cadeiras padrão, de banho e carrinho adaptado para criança e, esse ano, já estão fornecendo cadeiras monobloco e outras opções com melhor qualidade”, contou.

Além disso, o SUS está conferindo se realmente os pacientes estão recebendo as cadeiras e se foram bem atendidos. Isso acontece por meio de cartas, que são enviadas aos pacientes já com o selo para retorno.

Qualidade de Vida

Nilvo Francisco, 76 anos, vítima de AVC (Acidente Vascular Cerebral) está dependente da cadeira de rodas há três anos. Hoje ele disse estar satisfeito com o programa, pois em dois meses recebeu uma cadeira motorizada nova e com qualidade. “Com a nova cadeira motorizada me sinto mais independente, posso passear, encontrar os amigos e até trabalhar, pois antes, eu era comerciante e tinha contato com muitas pessoas. Depois que sofri o AVC me sentia isolado dentro de casa, sem poder reencontrar os velhos amigos, pensando nas piores coisas da vida, e agora vou poder ocupar meu tempo com muitas atividades, sem ficar ocioso. Só tenho a agradecer, pois é uma grande iniciativa do governo”, contou.

Silvana de Jesus Oliveira, foi vitima de bala perdida, também contou o quanto a nova cadeira transformará sua rotina desde que ficou dependente de cadeiras de roda. Ela ganhou uma nova cadeira monobloco e uma para banho. “Com a cadeira nova serei mais dependente, ela é mais leve e será muito fácil de me locomover sozinha. Estou muito agradecida”, relatou.

Como participar

Para ser atendido,  o paciente deve, primeiramente, buscar um dos Serviços Credenciados ao Sistema Único de Saúde (SUS) para ser encaminhado ao Serviço (CRF) por meio de guia de referência. No CRF, além dos atendimentos de Fisioterapia, também pode ser feito o acompanhamento psicológico, nutricional, fonoaudiológico, terapia ocupacional e de enfermagem com o paciente e eventualmente com seus familiares na condição de seus cuidadores.

Os documentos necessários para serem entregues no dia da consulta são:  o encaminhamento  (Guia de Referência) realizado por médico de serviço credenciado ao SUS; cartão do SUS; CPF; RG (identidade) ou certidão de nascimento; comprovante de residência e cartão de vacinas da criança (até 12 anos).

A autorização do laudo do atendimento, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção do paciente é feita pela 10º Regional de Saúde (Secretaria Estadual de Saúde).