Alunos do Projeto Rondon arrecadam livros

Os alunos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, selecionados para o Projeto Rondon - Operação Mandacaru do Governo Federal estão arrecadando livros de literatura infantil e infanto-juvenil, novos ou usados, para o projeto “Contação de Histórias” que será realizado no período do dia 15 de janeiro a 2 de fevereiro de 2015, em Ibaretama – CE.

“Contação de Histórias” será uma oficina que tem como objetivo desenvolver a linguagem, ampliar o vocabulário e enriquecer as experiências infantis, estimulando-os a buscar respostas, questionar e entender as situações vividas pelos personagens, podendo aguçar a imaginação além de proporcionar atividades em grupos. Após a oficina, os livros serão doados para a biblioteca municipal de Ibaretama e escolas públicas.

Na Unioeste do campus de Marechal Cândido Rondon, o ponto de coleta para a arrecadação de livros é ao lado do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Já em Cascavel e Toledo será no protocolo de cada unidade. Também será realizada a coleta no campus de Foz do Iguaçu, na Secretaria Acadêmica. As coletas seguem até dia 20 de novembro.

Projeto Rondon

O Projeto Rondon é uma ação que tem como missão viabilizar a participação do estudante universitário nos processos de desenvolvimento local sustentável e de fortalecimento da cidadania.

Os principais objetivos são contribuir para a formação do universitário como cidadão; integrar o universitário ao processo de desenvolvimento nacional, por meio de ações participativas sobre a realidade do País; consolida-lo no sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais e estimular  a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas.

Criado em 1967, permaneceu em atividade nas décadas de 1970 e 1980. No final dos anos 80, deixou de ser prioridade no Governo Federal e foi extinto em 1989. Em 2005, voltou à pauta dos programas governamentais e, desde então, já levou mais de 17 mil estudantes a cerca de 800 municípios, com a participação de 272 Instituições de Ensino Superior.