Pesquisadores conquistam 1º lugar no Encontro Nacional

Pesquisadores do Laboratório de Bioinformática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Foz do Iguaçu, receberam o 1º lugar na publicação de um artigo no The Brazilian Conference on Intelligent Systems e Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional (Bracis/Eniac 2014).

O artigo foi publicado na modalidade “Melhor Artigo Apresentado e Publicado no Evento” e intitulado “Label Construction for Multi-label Feature Selection”.

De acordo com o pesquisador-doutor Newton Spolaôr, este prêmio se soma a outros já conquistados pelo Labi-Unioeste, os quais comprovam a consistência desse laboratório. “O prêmio também nos motiva a continuar trabalhando muito, com honestidade, e contribuir assim, de modo efetivo, para a boa formação dos estudantes da Universidade”, enfatiza.

Também uma das autoras do artigo, e coordenadora geral do Labi, Huei Diana Lee, afirmou estar muito feliz pela premiação. “Este artigo têm todo o mérito do doutor Newton, e ainda nós do Labi gostaríamos de fato que todos os discentes seguissem seu exemplo”, afirmou.

Já para o coordenador da área Médica do Labi, cirurgião Wu Feng Chung, “o mais importante é a formação de pessoas com ética, a Verdadeira Ética, para poderem contribuir e retribuir de modo útil à sociedade”, exclama.

Assim, o Bracis/Eniac é considerado um dos mais importantes congressos do País na área de Inteligência Computacional. Este Fórum Nacional originou da combinação de dois dos mais importantes eventos no Brasil em Inteligência Artificial (IA) e Inteligência Computacional (IC): o Simpósio Brasileiro de Inteligência Artificial (SBIA) e o Simpósio Brasileiro em Redes Neurais (SBRN).

Labi

O Labi iniciou suas atividades em 2002 e durante este período de existência já passaram pelas suas dependências mais de 90 alunos da Unioeste, distribuindo-se em cursos como: Ciência da Computação, Engenharia Mecânica e Enfermagem, além da presença constante de pesquisadores nacionais e internacionais, como a USP, a Unicamp, Unesp, UFPR, UBA (Arg), Unam (Mex.), University of London, Universidade de Portugal entre outros.