Editora da Unioeste lança Livraria Virtual

A Editora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Edunioeste, irá realizar o lançamento da Livraria Virtual na próxima segunda-feira (17.08). O evento terá início às 9h30 na sala dos Conselhos Superiores da Reitoria.

Segundo a chefe da Divisão de Acompanhamento Financeiro e de Estoque da Edunioeste, professora Alcione Corbari, a Livraria Virtual irá permitir um acesso irrestrito à produção da Editora, o que proporciona maior visibilidade às obras. “Isso contribui para uma divulgação mais ampla das pesquisas publicadas nas obras que serão vendidas”, explica.

Na Livraria Virtual, estarão disponíveis obras publicadas a partir de 2012, e, nesta fase inicial, serão realizadas vendas de 37 títulos, aos quais se somarão futuramente os títulos posteriormente publicados. Os valores dos livros variam conforme seu custo, ficando entre R$13,00 e R$ 48,00. Para o lançamento da Livraria, haverá uma promoção de 50% de desconto na maioria dos exemplares disponibilizados.

A professora Alcione afirma que a Livraria Virtual consolida a divulgação de pesquisas por meio dos livros, o que responde a uma exigência da Avaliação do Sistema Nacional de Pós-Graduação implantada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com relação à visibilidade das pesquisas.

A Livraria Virtual pode ser acessada pelo site www.unioeste.br/edunioeste e os participantes irão receber certificação.

Programação

Ás 9h30 haverá a sessão de abertura do evento, na sala dos Conselhos Superiores da Reitoria e às 10h30, será servido um coquetel.

No período da tarde, às 14 horas, no Anfiteatro Arnaldo Busatto do Campus de Cascavel da Unioeste, irá ocorrer a palestra com o professor Jerônimo Carlos Santos Braga, da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu), com o tema “A importância das editoras universitárias para a divulgação da ciência”.

A comunidade acadêmica e público externo da Instituição que estiverem presentes no período da tarde receberão um livro gratuitamente.

A partir das 15h30, será realizada uma apresentação das obras da Edunioeste pelos autores.

Processo de implementação da Livraria Virtual

Com a aprovação do Regulamento da Editora, por meio da Resolução nº 084/2013-COU, garantiu-se estrutura suficiente para lidar com o processo inicial de implementação da qualidade das obras e visualizar a possibilidade de uma página virtual por meio da qual os livros pudessem ser comercializados, alcançando, segundo a professora Alcione, maior visibilidade e promovendo a socialização do conhecimento.

Para a criação da Livraria Virtual da Edunioeste, uma pesquisa foi realizada junto a outras editoras universitárias que já comercializam suas obras e a empresa Isthmus foi indicada por desenvolver a livraria das editoras da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). “A empresa foi contratada para desenvolver o ambiente virtual da Livraria, sendo acompanhada pela equipe da Editora, que teve o cuidado da implementação da qualidade das obras”, salientou Alcione, acrescentando também que os títulos publicados devem responder aos critérios de avaliação da Capes e de demais órgãos de fomento e de avaliação de produção intelectual.

A estrutura atual da Edunioeste e a possibilidade de comercialização das obras resultam de várias ações. “Houve apoio da gestão atual, do Conselho Editorial atuante, compromissado e competente, além de diversos setores da Reitoria envolvidos, como a Gráfica Universitária com a qual é mantido um contato direto”, finaliza a professora.