Unioeste oferta cursos de doutorado para agentes universitários

Ao se preocupar com a formação acadêmica dos servidores, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) é a primeira Instituição paranaense a ofertar curso de doutorado voltado, exclusivamente, para a qualificação dos agentes universitários.

Esta decisão, é fruto de um convênio assinado entre a Unioeste e a Universidade do Vale do Rio dos Sinos, que assim, foi ofertado em regime modular, o programa de doutorado em Ciências Sociais (Conceito Capes 5). Os créditos em disciplinas necessários a obtenção do título de doutor serão ofertadas no campus de Cascavel entre agosto de 2015 e julho de 2016.

Durante a palestra de lançamento, realizada no mês de maio, o professor doutor Carlos Gadea, discutiu métodos e técnicas de pesquisas, com visitas a contribuir com agentes universitários, sobretudo com os que não possuem formação na área de Ciências Sociais.

Em sua fala, o docente ressaltou que as Ciências Sociais problematiza estudos de diversas áreas do conhecimento, como educação, saúde, direito, psicologia, fisioterapia, biologia, enfermagem, entre outras. Portanto, trata-se de um momento ímpar para todos os servidores da Unioeste participarem do processo de seleção, incluindo os que não possuem formação na área das Ciências Sociais.

Também o reitor da Universidade, Paulo Sérgio Wolff, esclareceu que o foco deste convênio é a qualificação de servidores para que, após a obtenção do título, possam submeter à Capes uma proposta de mestrado profissional voltado exclusivamente para a qualificação dos agentes universitários. “Assim, a Unioeste poderá ter um mestrado onde os docentes são os próprios funcionários”, salienta.

Com este convênio, a Unioeste oportunizará que projetos que atualmente estão em desenvolvimento no âmbito Plano de Desenvolvimento dos Agentes Universitários (PDA) possam ter sua continuidade em níveis de mestrado e doutorado.