Inicia segunda-feira Semana de Ciências Social

Tem início nesta segunda-feira, dia 03 de novembro, a 11ª Semana Acadêmica de Ciências Social “Movimentos Sociais e a luta pelo território no Oeste do Paraná”, realizada pelo Centro Acadêmico de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), de Toledo.

O evento ocorrerá até sexta-feira (07), e durante sua programação conta com debates que permeiam a luta pelo território no Paraná, bem como o processo de criminalização destinado aos seus ativistas e apoiadores.

Por esse motivo, segundo os organizadores, busca-se discutir no evento os conflitos étnico-raciais e de territorialidade e os movimentos sociais na região, “pois viver é insuficiente, é necessário reconhecer os limites de ação do sujeito e suas potencialidades na luta social. Que temos a perder? Nossos grilhões. E a ganhar? O mundo inteiro, livres de toda forma de exploração e opressão”.

03/11 Segunda-feira

18h45 – Início de Distribuição de Materiais e Inscrições para Ouvintes
19h15 – Abertura Oficial com Apresentação teatral
19h30 – Mesa Redonda: Conquistas e derrotas: a vida como ela é num assentamento do Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST).  Professor e Doutor Miguel Lazaretti e representantes do Assentamento Ander Rodolfo Henrique de Diamante do Oeste

04/11 Terça-feira

19h30 – Mesa Redonda: Conflitos étnico-raciais e de territorialidade: questão indígena.

Professor e Doutor Spensy Kmitta Pimentel da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e Professora e Mestre Jacqueline Parmigiane (Unioeste) e representantes da Aldeia Indígena de Guiara.

05/11 Quarta-feira

19h15 – Apresentação cultural

19h30 – Mesa Redonda: Conflitos étnico-raciais e de territorialidade: questão quilombola.
Doutorando Cassius Marcelus Cruz da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e representantes.

06/11 Quinta-feira

8h30 – Grupo de Trabalhos

14h30 - Mesa Redonda: A autonomia da política sob o capitalismo no pensamento de Ellen Wood. Professor e Doutor Geraldo Magella Neres (Unioeste) e Professora e Doutora Vania Sandeleia Vaz da Silva (Unioeste). Mediador: Professor e Doutor Marco Antônio Arantes (Unioeste)

19h30 – Grupo de Trabalhos

07/11 Sexta-feira

14h30 - Liberdade e Democracia no pensamento de John Stuart Mill. Professor e Doutor Osmir Dombrowski (Unioeste) e Professor e Doutor Gustavo Biasoli Alves (Unioeste) Mediador: Professor e Doutor Marco Antonio Arantes (Unioeste)

19h30 Debate: As Manifestações de Junho e as contradições do programa democrático popular

Mestrando Danilo Georges (Unioeste)

22h00 Encerramento com apresentação Cultural.