Central de Notícias

Huop realiza palestra sobre Doação de Tecido Ocular

A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) realizará no dia 05 de novembro uma palestra com a Dra. Selma Miyazaki, Oftalmologista do Banco de Olhos, sobre o Processo de Doação e Transplante de Tecido Ocular.

A palestra será ministrada no Prédio de Ensino, Auditório - sala 302, na quarta-feira (05) das 19h30 às 21h30. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site http://www.educacaocontinuadahuop.blogspot.com.br/.

Segundo a coordenadora do CIHDOTT, Elaine Padilha, o objetivo desta palestra consiste no esclarecimento da comunidade sobre a doação de tecido ocular para que as pessoas se sensibilizem sobre a importância da doação. Quanto ao que será apresentado, ela traz destaque aos seguintes tópicos: doenças que podem levar o indivíduo a necessitar de um transplante de tecido ocular; esclarecimento sobre quem pode ser um doador de globo ocular/córneas e as contraindicações para doação.

Além disso, será abordado o processo de captação do globo ocular/córneas (que somente ocorre quando os familiares do paciente autorizam), bem como a forma de processamento do tecido até sua liberação para a realização do transplante.

Doação e Transplante.

A doação ocorre da seguinte forma: todo paciente que morre no Huop na faixa etária de 04 a 70 anos, 11 meses e 29 dias e que não possua contraindicações (infecção generalizada, hepatite, HIV/AIDS, dentre outras) pode ser um doador de globo ocular e córneas.

Para tanto, a equipe de abordagem da CIHDOTT do Hospital realiza uma conversa com os familiares do paciente que faleceu (abordagem familiar) para que estes  realizem a doação, em caso favorável, a equipe do Banco de Olhos comparece no Huop e realiza a captação. A região ocular do paciente é reconstituída, de modo que não fica nenhum tipo de deformação e o corpo do paciente é liberado para o IML ou ACES.

O tecido captado é encaminhado ao Banco de Olhos e diversos exames são realizados, e após liberação do tecido é encaminhado para o transplante, que pode ser realizado em pacientes até de outro Estado.  Hoje em dia, o Paraná possuí uma lista de espera para transplante de córnea, considerada zerada, ou seja, menos de 200 pessoas no aguardo, com uma espera média de um mês para conseguir o transplante, por conta disso, é de suma importância a constante sensibilização da população sobre esta temática.

Para mais informações entre em contato pelo telefone (45) 3321 5313 (CIHDOTT/Huop).

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.