Semana de Ciência e Tecnologia inicia com Encontro de Capacitação Docente

Com uma reunião de abertura iniciou-se nesta segunda-feira (19), na parte da manhã, o 4º Encontro de Capacitação Docente (ECAD), evento este que está inserido na 1ª Semana de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Cascavel.

Na ocasião, o professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Carlos Vergani, ministrou palestra e mostrou várias estratégias que a Universidade pode seguir para aprimorar o processo de internacionalização que é de suma importância. “A Pós-Graduação da Unioeste está em expansão e vários cursos serão mais cobrados nesse processo, assim é importante criarmos estratégias para que nossos alunos possam ir para outros países adquirir experiências e trazer destaque para a Instituição nacionalmente e internacionalmente”, explica o diretor de Pós-Graduação, Edson Antônio da Silva.

Além disso, homenagens foram feitas aos professores do 1º Grupo de Pesquisa e 1º Curso de Pós-graduação. Integrantes do 1º Encontro da Pós-Graduação (EPG), também foram premiados pelos trabalhos de contribuição ao conhecimento científico que estarão em exposição. Ao todo, 43 trabalhos serão expostos amanhã (20) durante o andamento do evento, das 9 horas às 11 horas, no hall de entrada do campus.

Assim, o encontro continua na parte da tarde com uma palestra realizada pela Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Célia Regina Granhen Tavares, que falará sobre “A Importância da Pesquisa e Pós-Graduação no Desenvolvimento da Ciência e Tecnológica no Brasil”. Além de apresentações dos docentes da Unioeste que se afastaram da Instituição por um período para capacitação em doutorado.

Para conferir a programação desta terça-feira (20) do 4º Encontro de Capacitação Docente (ECAD) e do 1º Encontro da Pós-Graduação (EPG) clique aqui.

Trabalhos do EPG premiados

“Valor nutricional do resíduo de cervejaria seco ao sol e sua utilização na alimentação de ruminantes” é o título do trabalho que ficou em primeiro lugar, desenvolvido pela aluna de Pós-Graduação Andressa Faccenda e orientado pela doutora Maximiliane Alavarse Zambom, na área de Ciências Agrárias, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia.

A acadêmica Érica Taguti foi orientada por Andreia Cristina Conegero Sanches na área de Ciências da Saúde, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas e produziu uma “Análise de custo-minimização entre as formas de administração oral e endovenosa de linezolida em um hospital público da região sul do Brasil”.

Orientado pela doutora Ester Maria Dreher Heuser, o acadêmico Evânio Márlon Guerrezi recebeu a premiação pelo trabalho “Estado e Resistência: Deleuze, Guattari e a distopia do real”, na área de Ciências Humanas, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Filosofia.

Moacir Fonteque Junior realizou o trabalho denominado como “Método de Lavagem de Tecido Colorretal para Colonoscópios, com Controle Automático dos Parâmetros Vazão e Volume” orientado pela doutora Huei Diaa Lee na área de Engenharias do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Computação.

Pedro Oswaldo Morell, orientado pelo doutor Samuel Nelson Melegari de Souza na área Interdisciplinar I do Programa de Pós-Graduação em Bioenergia realizou trabalho intitulado como “Produção de Biogás por meio deBiodigestão Anaeróbia da Vinhaça com Enriquecimento Nutricional.

Leoni Terezinha Wammes, orientada pela doutora Marlis Renata Von Borstel Roesler na área de Interdisciplinar II do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável. Foi premiada pelo trabalho “A Garantia do Acesso aos Serviços e Benefícios Da Política Nacional Da Assistência Social Nas Áreas Rurais Do Município De Toledo – PR’.

“A relação entre desenvolvimento rural e acidentes de trabalho no meio rural nas microrregiões de Chapecó, Concórdia e Xanxerê no estado de Santa Catarina” foi desenvolvido pelo aluno Sérgio Begnini e orientado pela professora Lirane Elize Defante Ferreto de Almeida. Área de Ciências Sociais Aplicadas do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional.

Na área de Ciências Biológicas, âmbito de Pós-Graduação em Conservação e Manejo de Recursos Naturais, Marlene Livia Toderke realizou o “Levantamento florístico e distribuição das espécies de Rubiaceae no Parque Nacional do Iguaçu, Paraná, Brasil”. Doutora Livia Godinho Temponi foi quem orientou a pesquisa.

Esses trabalhos foram avaliados e aprovados pelos seguintes profissionais: Marcus Metri da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Carlos Henrique de Carvalho da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Edna Possan da Universidade da Integração Latino Americana (UNILA), Yohana Diel Saheli do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Alexandra Santos Pinheiro da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Helenice Maria Sacht da Universidade da Integração Latino Americana (UNILA) e Roberto FerrariArtoni da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).