Unioeste debate inovação com Associação Empresarial de Foz

Na última quinta-feira (15) o coordenador Geral do Núcleo de Inovações Tecnológicas (NIT), professor e doutor Camilo Freddy Mendoza Morejon, e o coordenador do Núcleo de Desenvolvimento Regional (NDR), professor e doutor Jandir Ferrera de Lima da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), participaram, de uma reunião técnica na Associação Comercial e Empresarial do Foz do Iguaçu (ACIFI) para tratar de assuntos relacionados com inovação e prospecção de oportunidades de pesquisa e extensão, nos moldes do relacionamento universidade-empresa, para propiciar o desenvolvimento local do município de Foz do Iguaçu-PR.

A ACIFI, por meio do consultor Francisco Carlos Namiuchi apresentou aos professores da Unioeste o interesse em alinhar projetos na área de inovação e desenvolvimento, bem como a necessidade da criação de ambientes para estimular o empreendedorismo e demais ações em prol do desenvolvimento econômico do município de Foz do Iguaçu. Na ocasião, os professores da Universidade explicaram a nova dinâmica de atuação do NIT e do NDR em prol da disseminação da cultura da inovação, do fortalecimento dos ativos inovativos e da importância do sistema regional de inovação.

Na mesma ocasião também foi explicado sobre as parcerias que a Unioeste vem fazendo junto as municipalidades e empresas, por meio de projetos que vem sendo desenvolvidos em prol do desenvolvimento urbano e regional.

Segundo o professor Camilo Morejon, na atualidade, a Unioeste está num processo de potencialização dos ativos tecnológicos para benéfico direto e indireto da sociedade. Fazem parte dessa infraestrutura tecnológica, os equipamentos e laboratórios que a Unioeste tem a sua disposição até o presente. “A nossa meta é transformar os passivos tecnológicos da Unioeste em ativos tecnológicos para atender as demandas internas e também para o atendimento de demandas do setor produtivo e da sociedade civil por meio da extensão tecnológica inovadora”, disse o professor Camilo. “Na Unioeste temos capital humano de alto nível, temos capacidade de criar soluções tecnológicas e, estamos viabilizando ambientes propícios para a inovação e o empreendedorismo. De outro lado, no município de Foz de Iguaçu existe um grande potencial para a criação de novos modelos de negócios inovadores” explicou Camilo Morejon.

Por sua vez, o professor Jandir comentou que “Mais e mais a Unioeste se torna referencia em desenvolvimento regional. Isso tudo com a efetiva atuação dos pesquisadores da instituição e a qualidade das pesquisas feitas no programas de Pós-Graduação nas diversas áreas do Conhecimento". Segundo Jandir Lima "o capital intelectual da Unioeste, relacionado com o assunto Desenvolvimento Regional, possui experiência reconhecida no âmbito regional, nacional e internacional”.

Camilo Morejon enfatizou que o processo de consolidação da inovação como estratégia de desenvolvimento tecnológico, econômico e social de um Pais, não é uma tarefa simples, porém a região Oeste do Paraná está avançando. "A concretização da inovação depende da existência de problemas que demandem soluções; da disponibilidade de capital intelectual; da existência de ativos tecnológicos; da existência de ambientes propícios para a inovação (acadêmico e empresarial); da existência de empreendedores inovadores e visionários; da disponibilidade de estrutura de suporte técnico e administrativo; da existência de instituições de fomento; da disponibilidade de recursos financeiros; e o mais importante a existência de marcos regulatórios para dar amparo legal as atividades inovativas. Temos que somar as forças para concretizar a inovação." finalizou.

Desde a sua criação Foz do Iguaçu atravessou quatro ciclos econômicos importantes, o ciclo da extração da madeira e cultivo de erva-mate, o ciclo da Hidrelétrica de Itaipu, o ciclo de exportação e turismo de compras e, por fim, o ciclo do comércio e eventos. Atualmente, segundo o IBGE, Foz do Iguaçu conta com uma população de 325.137 pessoas e sua principal fonte de renda é a geração de energia elétrica. A cidade conta, ainda, com os royalties provenientes da hidrelétrica, já que os 170 quilômetros de extensão do Reservatório de Itaipu, entre Foz do Iguaçu e Guaíra, atinge 16 municípios, dos quais 15 estão no Paraná e um no Mato Grosso do Sul. Atualmente, o IDH de Foz do Iguaçu é de 0,788, seu PIB de R$ 4.853.331 mil e seu PIB per capita de R$ 16.102,00. Frente a essa realidade, com ajuda da Unioeste, a ACIFI tem interesse em desenvolver ações para diversificar a sua base produtiva e também para gerar novas oportunidades de emprego e renda.