Acadêmicos conseguem bons resultados em Jogos Universitários

Quatro acadêmicos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) obtiveram resultados expressivos na 62ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), realizados em Aracaju, nos dias 29 de outubro a 9 de novembro.

Everton Vilques dos Santos, do Atletismo, conseguiu o terceiro lugar nos 110 metros com barreira, Hugo Zanotti Mendonça Caetano ficou em terceiro lugar no Xadrez. Keila Priscila dos Santos, da Natação, conquistou o quarto lugar nos 200 metros borboleta e quinto nos 400 metros medley, já Leonardo Borges de Souza obteve o sétimo lugar nos 400 metros medley e sexto nos 200 metros borboleta.

O evento é a maior competição universitária do Brasil, acontece desde 1935 e é organizado pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) em parceria com o Ministério do Esporte. Tem por finalidade aumentar a participação em atividades esportivas em todas as Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas do País e promover a mobilização da juventude universitária brasileira em torno do esporte.

Campeões estaduais

O coordenador de esportes da Pró-Reitoria de Extensão, Luís Peres, informa que os atletas foram selecionados nos Jogos Universitários do Paraná (JUPs), realizados de 5 a 11 de setembro, em Cianorte.

A delegação da Unioeste nos JUPs contou com a participação de 127 pessoas, que competiram no Atletismo, Basquete masculino e feminino, Futsal masculino e feminino, Handebol masculino e feminino, Tênis de Campo, Natação, Voleibol, Vôlei de Praia e Xadrez.

Os campeões estaduais foram Everton Vilques dos Santos, que obteve o primeiro lugar nos 110 metros com barreiras e Hugo Zanotti Mendonça Caetano, do Xadrez. Leonardo Borges de Souza e Keila Priscila dos Santos classificaram-se na Natação, nas provas dos 200 metros borboleta e 400 metros medley. O Basquete feminino e o Vôlei de Praia conseguiram o terceiro lugar.

Longa preparação

Everton descobriu o atletismo quando passava em frente à pista de atletismo em Foz do Iguaçu, desde então é um apaixonado pelo esporte. Começou a treinar em 2008, e tem uma carreira esportiva de muitas conquistas. É bicampeão paranaense na categoria sub23, vice-campeão dos Jogos Abertos do Paraná (JAPs) e 15º no ranking nacional na prova dos 110 metros com barreiras.

Ele cursa o terceiro ano de Ciências Contábeis, no Campus de Foz do Iguaçu, e atribui o bom desempenho nos jogos ao esforço, a longa preparação e ao ritmo intenso de competições, que lhe deram segurança para encarar a final e subir ao pódio com a medalha de terceiro lugar. Everton diz que pretende continuar preparando-se para buscar o ouro nos JUB's de 2015.

Agenda agitada

Keila é aluna do quinto ano do curso de Ciências Contábeis, do Campus de Cascavel, começou a nadar quando tinha quatro anos por questões de saúde. Entrou na equipe de natação com 12 anos e já competia antes de entrar na universidade. Participou do projeto Talento Olímpico Paranaense quando tinha 17 anos.

A preparação para os JUBs foi agitada, pois ela trabalha e faz o último ano do curso, que exige a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), mesmo assim, com pouco tempo para treinar, “sempre dava um jeito entre uma atividade e outra” relata Keila.

Hugo aprendeu a jogar xadrez com seu pai, que era professor de matemática, aos seis anos de idade e desde então participa de competições. É acadêmico de Ciências Contábeis e representa Foz do Iguaçu nos JAPs, em torneios nacionais e internacionais.

Já competiu em dois mundiais, o Juvenil, na Grécia, em 2012 e a Universíade, na Rússia, em 2013, neste, representou a Unioeste. Ele treina pela internet com um grande mestre (título máximo no xadrez) e sozinho, por meio de livros e computador. Para preparar-se para os JUBs participou, dias antes, do torneio Continental das Américas, o mais forte do continente, em Pipa, no Rio Grande do Norte.