Unioeste promove 2º Seminário Estadual do Pibid

Na próxima quarta-feira, dia 23, será realizado o 2º Seminário Estadual do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) no Parque Tecnológico da Itaipu. O evento é promovido pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e a Universidade Federal da Integração Latino Americana (Unila).

O Seminário pretende abordar os trabalhos do Pibid de forma interdisciplinar, com a interação entre os bolsistas professores das Instituições de Ensino Superior (IES) e da educação básica e os alunos das licenciaturas com o intuito de conhecer, divulgar e analisar os diversos impactos deste programa no Paraná.

O evento objetiva ainda socializar os trabalhos realizados no Pibid destacando-se os desafios da interdisciplinaridade na formação de professores, os princípios da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, os estágios curriculares, as políticas afirmativas e as experiências vividas no cotidiano das escolas públicas da educação básica.

A programação geral consta de uma palestra de abertura, mesas redondas temáticas, sessões de relatos de vivências e experiências e sessões de comunicações orais e apresentação de pôsteres, bem como de uma programação cultural diversificada.

Para a inscrição para o Seminário, faz jus à alimentação durante o evento (2 almoços e 2 cafés) e tem o valor fixado em R$ 60,00. Esse valor deverá ser pago no dia do evento, na retirada dos crachás.

Pibid

O Pibid é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Ministério da Educação (MEC), criado com o objetivo de incentivar a formação de docentes da educação básica, por meio da concessão de bolsas para: estudantes da licenciatura, professores das redes públicas e da Universidade.

O programa tem a finalidade de apoiar a formação de estudantes dos cursos de licenciatura e contribuir para elevar a qualidade da Educação Básica nas escolas públicas, visando inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem.