Matrículas online para veteranos na Unioeste foi um sucesso

A primeira matrícula on-line dos acadêmicos veteranos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) para o ano letivo de 2015 superou as expectativas, graças aos esforços das equipes do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), das secretarias acadêmicas, dos colegiados de curso e à ativa participação dos acadêmicos.

Mais de 91% de todos os discentes com situação cursando, dos cinco campi da Unioeste, realizaram o requerimento de matrícula por meio do sistema de Gestão Acadêmica - Academus, via módulo web acadêmico, no período de 9 a 11 de fevereiro.

Alguns cursos como Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), Pedagogia para Educadores do Campo, cursos em Implantação (Medicina de Francisco Beltrão) e turmas de Direito do campus de Marechal Cândido Rondon que iniciam as atividades no segundo semestre do ano letivo, não foram contemplados com a matrícula on-line nesse momento.

A matrícula on-line representa um avanço para a Universidade, pois o sistema permite, por exemplo, a verificação de conflitos de horários e pré-requisitos no momento do requerimento, agilizando o processo e diminuindo as possíveis falhas.

O desenvolvimento do módulo de Requerimento de Matrícula on-line surgiu da necessidade de agilizar as matrículas e, também, para que os docentes pudessem iniciar as atividades letivas, pois até então, o docente só tinha acesso após  um mês ou mais, do início das atividades acadêmicas.

Paralelamente, também havia a necessidade de facilitar a matrícula para o acadêmico, a fim de que ele não precisasse se deslocar até a Universidade em período de férias, especialmente os que moram fora dos municípios.

Para viabilizar a implantação do módulo, o NTI e a Prograd juntaram esforços para aquisição de novos equipamentos, regulamentar o processo, consolidar as tarefas junto às direções de Centro, coordenadores de curso e secretarias acadêmicas e conscientizar os acadêmicos sobre os requisitos que deveriam ser atendidos para poderem requerer a matrícula via sistema.

Foi unanime a satisfações dos secretários acadêmicos dos cinco campi em relação ao novo sistema do Academus. Todos relataram que o requerimento de matrícula online agilizou os trabalhos das secretarias e oportunizou novas experiências tecnológicas para funcionários e alunos.