Central de Notícias

Grão de trigo é tema de palestra do Pgeagri

O Programa de Pós­-Graduação em Engenharia Agrícola (Pgeagri) promove a palestra “Correlação pragas e quantificação de desoxinivalenol em grãos de trigo em diferentes condições de armazenamento” que será realizada amanhã (12), ás 17 horas, no Auditório Pgeagri. A palestra será ministrada pela mestranda Tânia Claudio Pintro sob orientação do professor doutor Divar Christ.

Na palestra será apresentando o trabalho realizado sobre o Estado do Paraná, que é grande produtor de trigo, e contribui significativamente na alimentação dos seres humanos.  E mostra que essa cultura é susceptível ao ataque de pragas e ao crescimento de determinados fungos, que durante seu metabolismo secundário produzem toxinas, tornando-se importante o monitoramento da cadeia produtiva deste grão, desde o plantio até o armazenamento com o intuito de diminuir contaminação dos grãos e seus derivados.

Diante deste contexto, este trabalho teve como objetivo estudar o efeito da infestação Sitophilus Zeamais sobre a qualidade físico-química e microbiológica durante o armazenamento. Para o experimento foram coletados amostras de grãos de trigo, cultivados na região Oeste do Paraná. Os grãos apresentaram teor de água 13% b.u antes da implantação do experimento. Foi utilizado delineamento inteiramente casualizado, esquema fatorial 2x3x4, fator 1: estratégia (infestado e não infestado) fator 2: temperatura (20, 25, 30 áµ’C) e fator 3: tempo de armazenamento (0, 45, 90, 135 dias).

Foram pesados 400g de grãos de trigo e armazenados em recipientes de vidro fechados com tecido tipo Voil, para facilitar as trocas gasosas, totalizando 75 recipientes mantidos em câmara incubadora (B.O.D) em temperaturas de 20, 25 e 30 áµ’C. Foram infestados 36 potes com 20 insetos adultos de Sitophilus Zeamais e os demais mantidos sem infestação. A cada tempo de armazenamento 0, 45, 90 e 135 dias, os recipientes com e sem infestação foram retiradas e amostras foram coletadas para a determinação de análises físico-químicas, microbiológicas e quantificação de desoxinivalenol.

A análise exploratória das variáveis respostas foi analisada pelo emprego da (ANOVA) e o teste de comparação de médias pelo teste tukey com nível de significância de 0,05. Verificou-se que não ocorreu a interação tripla entre os fatores avaliados, no entanto, quando os fatores foram avaliados dois a dois verificou-se que ocorreu interação entre tempo de armazenamento X estratégia, tempo X temperatura e estratégia X tempo para peso hectolitro (pH) e teor de agua.

A partir destas informações observou-se que na temperatura de 30 áµ’C o pH foi maior para ambas as estratégias e quando infestado o pH diminuiu em relação ao não infestado para as temperaturas de 20 e 25 áµ’C. Para o teor de água verificou-se também que diminuiu a média com o aumento da temperatura para as duas estratégias. A 30 áµ’C ocorre menor teor de água e nas temperaturas 20 e 25 áµ’C ocorre diferença significativa entre as estratégias, no entanto quando infestados o teor de água é maior.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.