Semana de Engenharia faz homenagens aos 35 anos do curso

Teve início na última terça-feira a 25ª Semana Acadêmica de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) de Cascavel, que comemora os 35 anos do curso com cerimônias e homenagens.

Segundo o professor do curso, Marcio Furlan Maggi, a cerimônia de abertura do evento contou com aproximadamente 150 participantes entre alunos, professores e convidados, onde foi discutido não apenas a importância das atividades envolvidas na semana acadêmica para os alunos da Unioeste, como também para convidados que vieram da Universidade Estadual de Maringá (UEM), campus Arenito em Cidade Gaucha.

Ainda foi discutido a importância à data comemorativa alusiva aos 35 anos de implantação do curso e aos 30 anos de formação da primeira turma egressa. O evento contou com a presença de um profissional destaque, Francisco Bessa, que trouxe contribuições para o reconhecimento da profissão Engenharia Agrícola.

No decorrer da cerimonia foram homenageados alguns professores, dentre eles foram: Lucia Nobrega e Jorge Medeiros pelas contribuições no curso nesses anos, sendo os dois professores na atualidade e os mais antigos no curso, com ingresso no ano de 1985. Também foi homenageada a professora Monica Sarolli, escolhida pelos alunos para receber a placa por suas contribuições, como também a agente universitária Sandra Regina.

Ainda foi ressaltada a importância do recebimento dos alunos da UEM, e a proposição para que nos próximos anos pudessem realizar as semanas acadêmicas em conjunto e alternando os locais para maior participação e integração dos alunos desses dois cursos, com a possibilidade de convidar acadêmicos da Universidade Federal da Grande Dourados, também para as próximas edições da semana acadêmica, acrescentou o professor.

Depois da Cerimonia de abertura foi realizada mesa redonda que contou com a presença de três profissionais Engenheiros Agrícolas formados pela Unioeste: Flavio Rodrigues, Osvaldo Kuczmann, e Claudimir Orlando. Eles fizeram uma breve apresentação de seus currículos e expuseram as dificuldade e perspectivas do Engenheiro Agrícola em suas áreas de atuação.

História do curso

O curso de Engenharia Agrícola da Unioeste, implantado no ano de 1979, foi o primeiro curso de Engenharia na Instituição, o primeiro no Paraná e um dos primeiros do Brasil.

No curso, especialmente a partir do final da década de 80 e início da década de 90, houve significativa mobilização da equipe docente para atingir qualificação nível de mestrado e doutorado, então surgiu os primeiros cursos de pós-graduação Stricto Sensu em mestrado e doutorado na Unioeste.

O mestrado foi iniciado em 1997 e o doutorado em 2006. Atualmente, existem dois programas de pós-graduação Stricto Sensu associados à equipe do curso: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (PEGEAGRI), mestrado e doutorado e Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Energia na Agricultura (PPGEA), nível mestrado implantado em 2009.

Nesses 35 anos de existência o curso está bem consolidado, pois conta com um corpo docente altamente qualificado e a prova disso, é que o curso foi avaliado pelo guia Abril neste e nos últimos cinco anos com cinco estrelas, estando entre os melhores do Brasil.

Atualmente conta com mais de 30 professores, sendo a maioria doutores e com mais de 180 alunos matriculados, e já formou mais de 560 profissionais, desde sua criação.