Huop é referencia para hospitais do Estado

Três representantes do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) de Cascavel estiveram numa reunião em Curitiba com outros representantes dos hospitais da Secretaria da Saúde (SESA) para apresentar o modelo de padronização de saneantes hospitalares.

Segundo o diretor administrativo do HUOP, Rogério Alcantara, esta padronização foi necessária pelo uso variado de materiais dentro do próprio hospital. “A partir desta lista outros hospitais do Paraná terão como base o uso adequado dos materiais”, explica o diretor.

A enfermeira e gerente de risco, Juliana Chrun Silva, afirmou que foram três etapas até o resultado final: a despadronização de alguns itens; aos que continuaram sendo usados foi acrescentado documentação a fim de melhorar a qualidade e a padronização de outros novos.

Já a farmacêutica e coordenadora da Comissão de Saneantes, Ligiane de Lourdes da Silva, afirmou que nesta reunião foi realizada uma explanação dos produtos saneantes padronizados no HUOP, e que produtos previamente padronizados já foram testados e aprovados pela equipe, bem como o aperfeiçoamento dos descritivos de todos os produtos para melhor contemplar a legislação vigente.

“Estes atendem a necessidade da nossa instituição e seus descritivos poderão auxiliar na escolha da padronização dos produtos saneantes dos Hospitais da rede própria do estado do Paraná”, enfatiza.

Cada material acrescentado na lista de padronização atende regularmente as necessidades da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ministério da Saúde, Vigilância Sanitária Municipal e também as especificidades da Instituição.

Um exemplo de produto padronizado é o “Quaternário de amônio associado biguanida de 5º geração”, que é utilizado para desinfecção hospitalar. Além deste, outros também para a central de materiais esterilizados foram adicionados.

Equipe

Os responsáveis pela padronização dos saneantes foram: Serviço de Apoio do Hospital, Serviço de Nutrição Dietética (SND), Serviço de Controle de Infecção Hospitalar de Serviço (SCIH), Padronização e Hospitalares, Gerência de Risco, Farmácia, Central de Materiais Esterilizados (CME), Lavanderia e o Almoxarifado.