Pgeagri promove palestra sobre carbono

”Qualidade do carbono na compostagem de resíduos agroindustriais: alterações químicas, físicas e microbiológicas” é tema da próxima palestra do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (Pgeagri) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

A palestra será ministrada pela mestranda Francieli Helena Bernardi e será realizada na próxima quarta-feira, dia 22 de outubro, no auditório Pgeagri, no campus de Cascavel a partir das 17 horas.

A palestra

A apresentação abordará sobre a região Oeste do Estado do Paraná que é caracterizada pela produção agrícola diversificada. Devido à grande produção de matéria prima, a agroindústria se estabeleceu na região gerando grandes quantidades de resíduos.

Esses resíduos quando mal manejados podem gerar problemas ambientais poluindo o solo, a água e o ar. Resíduos agroindustriais são passíveis de tratamento biológico, por meio do processo de compostagem, gerando adubo orgânico com boas qualidades agronômicas.

A co-compostagem como uma forma segura de reciclagem biológica de resíduos, baseia-se em alguns parâmetros básicos, dentre eles a relação Carbono-Nitrogênio (C.N). Essa relação, quando baixa, determina o tempo de compostagem, porém esse tempo será mais curto ou mais longo de acordo com a qualidade do carbono.

Um resíduo com quantidades elevadas de celulose e lignina pode ser recalcitrante, aumentando o tempo de compostagem. Para as empresas que manipulam grandes quantidades de resíduos, a ocupação do pátio de compostagem por um tempo maior, pode implicar em aumento da área desse pátio.

Dessa forma, torna-se interessante testar a qualidade de diferentes fontes de carbono, por meio de parâmetros químicos, físicos e microbiológicos, a fim de promover uma melhor e mais rápida decomposição dos resíduos agroindustriais submetidos a co-compostagem.