Unioeste sedia evento Água é de todos e para todos

O Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) sediou na noite de ontem (16) o Encontro: “Água: recurso finito e direito de todos. Como fazer?”. O evento teve início às 19h30  voltado para estudantes, professores, advogados, ativistas e comunidade em geral.

A professora da Unioeste, Ana Carla Marques da Silva, explica que a Água é de todos e para todos! A Lei da Política Nacional de Recursos Hídricos, Lei nº 9.433/97, conhecida como Lei da Água estabelece que a água é um bem de domínio público, recurso natural limitado, dotado de valor econômico e que a gestão dos recursos hídricos deve ser descentralizada e contar com a participação do Poder Público, dos usuários e das comunidades.

Segundo ela salienta a gestão dos recursos hídricos deve ser democratizada. Água é direito de todos e um recurso finito. Pretende-se com esse primeiro encontro a sensibilização de sujeitos-chave para a participação popular nesse sentido. Aliando conhecimentos, tanto sobre os processos naturais, da hidrogeologia, quanto de aspectos legais relacionados ao tema faremos do Encontro um momento para participação de acadêmicos, professores, advogados, ativistas e comunidade em geral.

No Encontro as temáticas específicas são: ciclo das águas, aspectos da legislação e da participação popular. A mesa se constituirá de três palestrantes/mediadoras, com falas breves sobre os assuntos, permitindo o debate, aberto e mediado bem como proposições e encaminhamentos. “Espera-se ampla participação e profícua discussão que sensibilize os sujeitos para a multiplicação dos conhecimentos e o engajamento em atividades sobre a temática. Pretendemos contribuir para a conscientização de mais gente para que não façamos aqui em Cascavel o caminho equivocado percorrido por outras regiões. A impermeabilização do solo, a destruição das áreas de fundo de vale e a falta de gestão dos recursos hídricos tem consequências nefastas”.

Palestrantes/debatedoras:

Convidada: Liliam Radünz, advogada e professora da Univel

Elaine Aparecida Wilges Kronbauer, bióloga e Coordenadora do Curso de Gestão Ambiental da Univel e Ana Carla Marques da Silva, bióloga, professora dos Cursos de Ciências Biológicas da Unioeste, ambas do Coletivo Aka’ê.

Informações detalhadas no Evento do facebook  (https://www.facebook.com/events/848431451900734/)

A arte do cartaz e demais materiais do Evento são da acadêmica de Licenciatura em Ciências Biologicas, Juliana Souza.

#‎VemTodoMundo â€ª#‎ÁguaCascavel16DeSetembro