3ª Mostra de Filmes Alemães é neste sábado

O curso de Letras/Alemão e o mestrado em História da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) promove a 3ª Mostra de Filmes Alemães, que será realizado no próximo sábado, dia 25, às 19 horas, no Tribunal do Júri, campus de Marechal Candido Rondon, e a entrada é gratuita.

A Mostra é um projeto de extensão coordenada pelas professoras Elise Schmitt e Méri Frotscher e visa possibilitar ao público acadêmico e à comunidade em geral o acesso a produções fílmicas mais recentes produzidas na Alemanha, a cada quarto sábado do mês. Os filmes, com legendas em português, são disponibilizados pela filmoteca do Instituto Goethe de São Paulo, parceiro desta e de mostras anteriores.

O Filme

O filme escolhido deste mês é “Solino” do diretor alemão, Fatih Akin. A obra conta a história da família italiana Amato, da Apúlia, no Sul da Italia, que migrou para a região do Ruhr, Alemanha, em 1964.

Akin narra um épico de família ao longo de um período de 20 anos, enfocando temas como a saudade da terra natal e o ingresso na vida adulta, o sucesso profissional e o fracasso pessoal. Porém, no centro de tudo, desenrola-se o drama da rivalidade entre dois irmãos, tema típico de Akin. Direto, simples e sentimental.

Solino mostra também qual é o conceito de representação cinematográfica com que Akin trabalha um cinema direto, sem interesse pelas buscas formais ou por tudo aquilo que suponha uma complicação da narração e um distanciamento do público massivo.