Italiano para crianças de escolas municipais de Cascavel

“I bambini” de segunda a quarta séries das escolas municipais de Cascavel terão a oportunidade de fazer curso de italiano gratuitamente no contraturno escolar.  As aulas, que serão desenvolvidas na Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) nas terças-feiras, das 8 às 11 horas (para alunos que estudam à tarde) e das 14 às 17 horas (para alunos da manhã), têm data prevista para começarem no dia 1º de outubro e as inscrições podem ser feitas até o dia 29 deste mês.

O curso será ministrado pelas professoras de italiano Nadieli Hullen, mestranda em Letras, e Aline de Quadros, acadêmica do quarto ano de Letras Italiano. “Vamos proporcionar aulas dinâmicas e de forma lúdica faremos com que aprendam brincando e estudando”, enfatiza Aline, que já é professora do curso de extensão Italiano per bambini. Ela lembra que conhecer uma nova língua sempre é bom e que essa variedade linguística é interessante ser trabalhada na região até pelo fato de essa cultura estar presente no nosso dia a dia por aqui estarem muitos italodescendentes.

A ação, com o nome de Projeto-piloto de Língua Italiana Ensino Fundamental - Séries Iniciais, tem como intuito atender alunos de segunda a quarta séries das escolas municipais Luiz Vianey Pereira e Dilair Silvério Fogaça. No entanto, poderão ser inscritas crianças de outras escolas municipais caso ainda tenha vaga. “É importante que estudantes de outros colégios municipais se inscrevam, pois dependendo da demanda, poderemos ampliar o projeto no próximo ano”, observa a coordenadora do projeto e professora do curso de Letras, Benilde Socreppa Schultz, apontando que aprender mais uma língua é uma forma de enriquecer a formação cultural e expandir o conhecimento de mundo da criança. “Além disso, aprender uma língua estrangeira contribui com o desenvolvimento da compreensão de outras áreas do conhecimento”, observa Elenita Manchope, diretora do Ceca (Centro de Educação, Comunicação e Artes), que está apoiando o projeto.

Apoio da Secretaria Municipal de Educação

Quando se pensa na formação histórica e cultural da cidade de Cascavel compreende-se a importância de aulas desse idioma no município, uma vez que mais de 60% da comunidade é descendente de italianos. Pensando nisso, o apoio da Secretaria Municipal de Educação se justifica. “É uma forma de valorizar a cultura local e possibilitar para a criança uma formação mais completa. Além disso, essa ação é importante tanto para quem está fazendo a licenciatura. É uma maneira de formar o acadêmico de forma integral e de incentivá-lo”, esclarece a coordenadora pedagógica da Secretaria, Êrica da Silva. Ela enfatiza, ainda, a contribuição da universidade para a cidade: “É de suma relevância o apoio da Unioeste tanto na formação inicial quanto na formação continuada dos professores do município”, destaca.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas nas escolas municipais Luiz Vianey Pereira e Dilair Silvério Fogaça ou no Ceca (Centro de Educação, Comunicação e Artes), que fica na sala 83, do prédio Centro de Ciências - Salas de Aula, da universidade, no horário comercial.