Huop oferece curso de capacitação em aleitamento materno

O Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) por meio da Iniciativa do Hospital Amigo da Criança (IHCA) oferecerá durante os dias 18 e 19 deste mês um curso de capacitação em aleitamento materno para os funcionários que atendem mães e bebês que são nascidos no hospital.

O objetivo é mobilizar os funcionários para que mudem algumas condutas e rotinas responsáveis pelos elevados índices de desmame precoce. Também conscientizar sobre os riscos de infecções hospitalares que as mães estão expostas, o combate a livre propaganda de leites artificiais para bebês, bem como bicos, chupetas e mamadeiras.

Segundo a coordenadora do banco de leite do hospital e membro da IHAC, Anelise Vieczorek, o curso abordará principalmente a importância do profissional estimular o parto normal à mãe, e ainda a importância da amamentação na primeira hora de vida do bebê.

Anelise comentou ainda que estas formas são atos que podem ajudar no combate à redução de mortalidade infantil. “O leite materno é o alimento mais importante que o bebê necessita, então este curso conscientiza a equipe para melhor atender as mães com recém-nascidos”, explica.

O Huop tem reconhecimento do Ministério da Saúde como Hospital Amigo da Criança, por realizar diversos trabalhos de incentivo à amamentação. As mães são orientadas do pré-natal até após o nascimento do bebê, resultando em um aumento significativo nos índices de aleitamento materno.

O curso tem duração de 20 horas e será realizado na sala 309 do Centro de Atenção e Pesquisa em Anomalias Crânio Faciais (Ceapac) com total de 40 vagas. Após os dois dias de curso o participante ainda terá que realizar quatro horas de atividades práticas na ala da maternidade.

Amigo da Criança

A Iniciativa Hospital Amigo da Criança foi idealizada em 1990 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno, sendo que o Huop faz parte desta desde o ano 2005.

Para que o Huop continue fazendo parte desta Iniciativa são estabelecidos dez passos para o sucesso do aleitamento materno.

Os passos são: ter uma norma escrita sobre aleitamento materno, que deve ser rotineiramente transmitida a toda a equipe do serviço. Treinar toda a equipe, capacitando-a para implementar essa norma.  Informar todas as gestantes atendidas sobre as vantagens e o manejo da amamentação.

Ajudar a mãe a iniciar a amamentação na primeira meia hora após o parto. Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas de seus filhos. Não dar ao recém-nascido nenhum  outro alimento ou bebida além do leite materno, a não ser que tenha indicação clínica.

Praticar o alojamento conjunto – permitir que mães e bebês permaneçam juntos 24 horas por dia. Encorajar a amamentação sob livre demanda.  Não dar bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas e encorajar o estabelecimento de grupos de apoio à amamentação, para onde as mães devem ser encaminhadas por ocasião da alta hospitalar.