Seminário reúne professores formadores do Pacto Nacional

Será realizado em Curitiba, durante os dias 20 e 21 deste mês, o 2º Seminário Nacional do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, do qual a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) participa. O evento tem o objetivo de possibilitar os professores elementos para a produção das diretrizes do ensino médio.

Este é um Seminário que reúne todos os estados brasileiros e suas respectivas secretarias estaduais participantes do Pacto, sendo que no Paraná são sete universidades estaduais e duas federais. Assim, cada instituição presente apresentará como o Pacto está sendo desenvolvido nas regiões de abrangência.

Segundo as coordenadoras do Pacto na Unioeste, professoras Lucia Zanato Tureck e Neide da Silveira Duarte de Matos, no evento também será avaliada a implementação da política de formação de professores que atuam no Ensino Médio, referente à 1º etapa desenvolvida, na qual foram estudados conteúdos de seis cadernos.

A partir disso, explica ela, iniciam-se as discussões da 2º etapa, que iniciará em fevereiro de 2015. Serão cinco cadernos estudados nas áreas do conhecimento e organização do trabalho pedagógico.

O Pacto Nacional faz parte do Plano Nacional de Educação 2011/2021, e tem como ação prioritária a formação continuada de professores que atuam na última etapa da educação básica. No Paraná, o Pacto constitui-se em uma parceria do Ministério da Educação (MEC) com as secretarias de Estado da Educação (SEED) e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e as universidades federais e Tecnologia e Federal do Paraná (UFPR e UTFPR).

O curso

A Unioeste é responsável pela formação de equipes regionais, que atuam junto aos orientadores de estudo de cada turma de professores cursistas, nas escolas. Assim, as produções individuais e coletivas dos professores cursistas serão avaliadas e postadas em ambiente virtual da Secretaria de Estado da Educação (SEED), Grupo de Estudo em Rede (GER) e em portais relacionados ao Pacto.

O curso é presencial, e tem duração de um ano (julho de 2014 a maio de 2015), e será desenvolvido em duas etapas, com 100 horas cada uma, com a realização de estudos individuais semanais e encontros quinzenais de discussões e reflexões, certificado pela Unioeste.

Os conteúdos a serem trabalhados em cada etapa do curso foram selecionados e organizados em material didático específico composto por Cadernos Temáticos elaborados por universidades parceiras do Programa, com a temática: “Sujeitos do Ensino Médio e a Formação Humana Integral”.

Veja a programação aqui.